Marceneiro, 65 anos e natural de Natal. Esse é José Nilton Cardozo, um idoso que luta na Justiça para remover um tumor gigante do rosto.
Desde março, ele está na fila de espera na rede pública do Estado para realizar a cirurgia. Em junho, um juiz de primeira instância determinou “o procedimento médico pré-operatório de embolização de tumor intracraniano, fornecendo o material convencionalmente disponibilizado pelo SUS”.
A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), contudo, informou que o procedimento é de responsabilidade do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), por ser de alta complexidade.
De acordo com a Sesap, a equipe de regulação enviou os dados necessários ao HUOL, que por sua vez aguarda o material específico adaptado, que deve chegar do Piauí. A previsão de entrega do material, dada pela empresa licitante, é na próxima semana.
Família faz apelo por idoso com tumor gigante no rosto
O tumor no rosto de Nilton é o tipo mais comum de tumor cerebral primário e é responsável por aproximadamente 30% dos tumores cerebrais.
Apesar de benigno, o tumor provoca dores diárias no rosto de José Nilton. De acordo com a família, o idoso chega a tomar mais de 15 doses de morfina por dia.
É comovente a situação extrema que este sr. está passando, o SUS um programa que é enaltecido por todos os governos não tem a mínima capacidade para cuidar de pobres, se ele vier a óbito vem a desculpa cara de pau que já estava tudo planejado para o operar, e assim a roda da morte continua a girar atrás de outro pobre para matar.
Essa GOVERNADORA VACA não vai fazer nada? Está na hora do POVO do NORDESTE dá o troco a estes banddos!
Esse é o Brasil…..o SUS é um bom sistema de Saúde mas não tem o investimento necessário visto que a contribuição nossa ao Erário é dissolvida via emendas parlamentares, inchaço de uma máquina pública ineficiente, altos salários em particular na esfera federal, corrupção e desvios de dinheiro quer seja na adm municipal, estadual e federal, constantemente estouram as denuncias sobre tais desvios. Enfim, se o dinheiro do contribuinte fosse bem aplicado pelo gestor público, leia-se governo federal este senhor já teria concluído sua operação e milhares de pessoas que hoje padecem em corredores de Hospitais e Pronto Socorros teriam o atendimento a que tem direito. Nossos representantes nunca vão procurar atendimento no SUS o que deveria, pois todos deveriam ter o mesmo tratamento, mas eles gostam do Sirio Libanes, Albert Einstein etc……
O Estado burocratico é uma praga. O individuo nao vale exatamente nada. Caso fosse familiar de alguem do STF o problema ja estaria resolvido. Caso nao seja amigo do amigo do amigo do meu pai, o destino sera a funeraria.
Assim de simples.