A semana começa com alertas meteorológicos para a Região Sul do país. A previsão é de declínio de temperatura e ventos costeiros nesta segunda-feira, 3.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que todo o Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina, incluindo a capital Florianópolis, vão enfrentar declínio de temperatura até o fim da tarde de hoje. O alerta está em amarelo, o que representa queda de 3ºC a 5ºC.
Já para a faixa litorânea da fronteira do Brasil com o Uruguai até Florianópolis, o aviso da vez é de ventos costeiros. “Intensificação dos ventos nas regiões litorâneas”, avisa o Inmet. “Movimentando dunas de areia sobre construções na orla.”
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A expectativa é que essa condição permaneça ativa até as 12h desta segunda-feira.
Há, por fim, outro alerta de ventos costeiros para parte da Região Sul do Brasil. Esse, a saber, será restrito à faixa leste catarinense. Tal aviso deverá permanecer ativo das 12h às 18h de hoje.
Ventos na Região Sul. Chuva no Norte e no Nordeste
A lidar com declínio de temperatura e ventos costeiros, a Região Sul não será, no entanto, a única a enfrentar com alertas meteorológicos neste primeiro dia útil de junho de 2024. Isso porque o Inmet também emite recados para partes do Norte e do Nordeste do país.
Leia mais
Ativo desde a manhã deste domingo, 2, o alerta amarelo de chuvas intensas que engloba o extremo norte do Maranhão e do Piauí, partes do Pará e do Amazonas e a totalidade dos territórios de Amapá e Roraima permanecerá ativo ate as 10 horas de hoje. É o que informa o instituto.
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h)”, destaca o Inmet. “Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”
O último alerta é referente ao acumulado de chuva no Nordeste. O aviso engloba a faixa litorânea que vai de Alcoçaba, no sul da Bahia, até Chaval (CE), na divisa do Ceará com o Piauí.
Leia também: “Mais do mundo da fantasia climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste