A Região Sul do Brasil recebeu um novo alerta laranja de tempestade neste sábado, 16, publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso atinge os três Estados sulistas.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
Segundo o Inmet, o risco de fortes chuvas começou na manhã deste sábado e deve seguir até aproximadamente as 21h. O alerta emitido pelo instituto irá da região de Guarapuava, no Centro do Paraná (PR), e segue até Pelotas, no Rio Grande do Sul (RS).
Leia também: “Saiba como ficará o tempo nas próximas duas semanas”
Praticamente todo o território de Santa Catarina (SC) está dentro da área de risco, exceto a região de São Miguel do Oeste, no extremo oeste do Estado. Algo similar acontece com o Rio Grande, onde praticamente todo o território gaúcho está em alerta, menos a região do extremo sul, iniciando em Pelotas e segundo até Chuí, ponto mais ao sul do país, na fronteira do Brasil com o Uruguai.
Risco de chuvas intensas e fortes ventos
O alerta laranja informa perigo para os moradores das regiões afetadas por causa dos fortes ventos que podem chegar até 100 km/h. Além disso, são esperadas chuvas intensas, que podem variar de 30 a 60 mm/h ou entre 50 e 100 mm/dia.
O Inmet alerta também para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e alagamentos. O instituto orienta os moradores a evitarem se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Leia também: “Fenômeno El Niño terá forte influência sobre o clima de dezembro”
O instituto também instrui os moradores a desligarem aparelhos elétricos e quadro geral de energia para evitar danos aos equipamentos.
Em caso de perigo ou para obter mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou ligue para o Corpo de Bombeiros, 193.
Certinho na divisão entre Brasil e Uruguai? Haha.