O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de chuvas intensas para esta quinta-feira, 11, na Região Sul do Brasil.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O alerta amarelo emitido pelo órgão significa que há perigo em potencial. O Inmet orienta as pessoas a manterem-se informadas sobre as condições meteorológicas previstas para não correr riscos desnecessários.
De acordo com o órgão, haverá chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, estão previstos ventos intensos na região. No entanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.
Instruções do Inmet para o alerta de chuvas intensas
O Inmet, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, instrui a população para que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de haver raios.
Outra instrução é para não estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. As pessoas também devem evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Leia mais: “Como fica o tempo no Brasil nos próximos 3 meses?”
Para mais informações, os cidadãos podem ligar para a Defesa Civil por meio do número 199. O Corpo de Bombeiros também está disponível pelo telefone 193.
Frio no Sul
A Região Sul tem enfrentado uma intensa onda de frio, com temperaturas abaixo de zero. A cidade de Pinheiro Machado (RS) registrou a menor temperatura do país, com -9,1ºC, segundo o Inmet e a MetSul.
Na quarta-feira 10, a cidade de Urupema, localizada na Serra Catarinense, teve a mínima de 0ºC.