O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou parte da Região Sul sob alerta vermelho para tempestade. De acordo com o órgão, a situação adversa requer atenção até as 15 horas desta sexta-feira, 17.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste
O aviso por parte do Inmet foi emitido na tarde de quinta-feira 16. Conforme o instituto, o alerta vermelho por causa da tempestade se dá, entre outros fatores, pelo volume de água que deverá cair sobre a região em um intervalo de 27 horas.
“Chuva superior a 60 mm a cada hora ou maior que 100 mm durante um único dia”, avisa o Inmet. Os acumulados, contudo, não serão os únicos problemas a serem enfrentados pelos sulistas. “Ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.”
Leia mais:
Em seu mapa, o instituto informa que o alerta da vez é válido, sobretudo, para a metade norte do Rio Grande do Sul e à metade sul de Santa Catarina. Em questões de subregiões, ele avisa que a condição vai afetar municípios espalhados por:
- Serrana (dos dois Estados);
- Vale do Itajaí;
- Oeste catarinense;
- Noroeste gaúcho;
- Grande Florianópolis;
- Centro ocidental gaúcho;
- Região Metropolitana de Porto Alegre;
- Nordeste gaúcho;
- Sul catarinense;
- Centro oriental gaúcho; e
- Sudoeste gaúcho.
O que representa o alerta vermelho de tempestade para a Região Sul do Brasil?
A ventania, o granizo e o alto volume de chuva, conforme mencionados no alerta vermelho do Inmet, podem provocar problemas para parte da Região Sul. O que pode, a saber, afetar a infraestrutura local e as atividades agropecuárias.
“Grande risco de danos em edificações”, avisa o Inmet. “Corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.”
Com o alerta, o instituto lista, por fim, instruções para quem estiver na área da tempestade:
- desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- colocar, em caso de enxurrada ou similar, documentos e objetos de valor em sacos plásticos; e
- em caso de situação de grande perigo confirmada, procurar abrigo, evite permanecer ao ar livre.