Um turista resgatado na última terça-feira, 30, depois de passar cinco dias perdido em uma trilha, foi multado em R$ 10 mil por acesso irregular ao parque em que foi encontrado em São Paulo.
O homem de 27 anos estava no núcleo de Bertioga do Parque Estadual Serra do Mar, no litoral. Ele foi salvo por equipes da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros.
Segundo a PM, o turista é morador de Brasília. Ele fez contato com os bombeiros por volta das 18h da última segunda-feira, 29, para comunicar que se perdeu enquanto fazia trilha na área da serra do parque, perto da Rodovia Mogi-Bertioga. Ele passou as coordenadas de onde estava e depois ficou incomunicável.
Multa de turista: Prefeitura de Bertioga diz que área passa por “diversos incidentes” com visitantes
A equipe do helicóptero Águia 12 da PM fez buscas próximas aos pontos de interesse, em meio à uma área íngreme e com vegetação densa. O Corpo de Bombeiros fez infiltrações com o Grupo de Busca e Salvamento, por meio de um guincho elétrico.
Às 10h da terça-feira, o turista foi localizado. Ele foi deslocado até o local de apoio e depois foi encaminhado para um pronto-socorro de Mogi das Cruzes.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil) disse que, depois do resgate, o turista recebeu multa de R$ 10 mil por acesso irregular e desacompanhado ao parque.
+ Leia mais notícias sobre o Mundo em Oeste
A Semil ainda reforçou a importância de monitores ambientais para trilhas seguras ao jornal O Estado de S.Paulo. O agendamento das atividades pode ser feito no site: www.ingressosparquespaulistas.com.br .
A Prefeitura de Bertioga disse que a área tem passado por “diversos incidentes envolvendo grupos de turistas que se aventuram na densa floresta da Mata Atlântica, localizada em áreas preservadas e monitoradas”.
Por exemplo, no último sábado, 27, um grupo de quatro pessoas se perdeu na mata, e foi resgatado por equipes do Corpo de Bombeiros e da vigilância dos Parques Estaduais.