O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou, nesta terça-feira, 23, um financiamento de R$ 100 milhões para a concessionária rodoviária Caminhos da Serra Gaúcha, atingida pelas fortes chuvas que ocorreram no Rio Grande do Sul entre abril e maio.
A Caminhos da Serra Gaúcha administra estradas na Serra Gaúcha e no Vale do Caí, que atendem a 18 municípios que decretaram estado de calamidade pública, incluindo Bento Gonçalves, Caxias do Sul e São Leopoldo.
A concessionária enfrentou bloqueios totais em algumas rodovias e danos estruturais significativos, como deslizamentos, afundamentos e quedas de árvores. Em maio, a empresa suspendeu a cobrança de pedágio devido às enchentes.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Estamos completamente comprometidos com os esforços do governo federal em reconstruir o Rio Grande do Sul, viabilizando e alavancando o crédito para empresários reerguerem seus negócios”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Governo prorroga atuação da Força Nacional no Rio Grande do Sul
O governo federal prorrogou até 18 de agosto a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Sul. A portaria foi publicada na edição desta segunda-feira, 22, do Diário Oficial da União (DOU).
A medida autoriza os agentes a participarem de ações de policiamento ostensivo, busca e salvamento, além de atividades e serviços essenciais para a preservação da ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio.
Leia também: “Governo recusa 115 mil cadastros de auxílio-reconstrução no RS”
A presença da Força Nacional no Rio Grande do Sul visa a mitigar os impactos das fortes chuvas que atingiram o Estado desde maio.