O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para tempestade e chuvas intensas no Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 10. O acumulado pode chegar a até 60 mm/h ou 100 mm/dia. Além disso, estão previstos ventos intensos de 100 km/h e queda de granizo.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.
O órgão instrui para que, em caso de rajadas de vento, o cidadão não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Deve-se evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Leia também: “Começam os repasses emergenciais do Rio Grande do Sul a municípios afetados pelas inundações”
Para mais informações, a Defesa Civil se coloca à disposição para o atendimento por meio do telefone 199. Os gaúchos também podem acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
As chuvas do início de maio no Rio Grande do Sul ultrapassaram os 800 milímetros de água. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado.
Dessa maneira, 100 litros de água em cada metro quadrado equivalem a 100 milímetros de chuva.
Número de mortos por causa da tragédia no Rio Grande do Sul subiu para 116
Até o momento, o número de mortos por causa das enchentes no Rio Grande do Sul subiu para 116, no início da tarde desta sexta-feira. O governo gaúcho atualizou os dados em um novo boletim, divulgado por volta das 12h.
A quantidade de municípios atingidos pela catástrofe também subiu de 435 para 437. Rio Grande do Sul possui 497 cidades.
Leia também: “Tragédia no RS: Ministério do Esporte formaliza pedido à CBF pela suspensão do Campeonato Brasileiro”