A Defesa Civil de São Paulo emitiu, nesta segunda-feira, 30, um novo alerta de alto risco de incêndios em praticamente todas as regiões do Estado. O aviso se estende até quarta-feira 2 e aponta um grau de perigo máximo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o órgão, quatro cidades já estão com focos ativos de incêndios: Santa Isabel, São José dos Campos, Luiz Antônio e Jaú.
Combate aos incêndios
Para combater as chamas, nove aeronaves, incluindo aviões e helicópteros, estão em ação. Aproximadamente 15 mil agentes também foram mobilizados, juntamente de um total de 20 aeronaves, reforçando os esforços no enfrentamento do fogo.
![Queimadas são registradas em municípios de São Paulo| Foto: Reprodução/Agência Brasil](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2024/09/QUEIMADAS-SP-AGENCIA-BRASIL.webp)
O cenário de tempo seco deve persistir nos próximos dias em todo o Estado, sem expectativa de chuva. Com a elevação das temperaturas, o risco de novas queimadas tende a aumentar.
A Defesa Civil recomenda à população que mantenha uma hidratação constante, se proteja da exposição ao sol e evite atividades físicas ao ar livre durante os horários de maior calor.
Previsões meteorológicas
Segundo as previsões meteorológicas, as temperaturas podem alcançar até 40°C em algumas regiões, com queda da umidade relativa do ar para 10%.
Na Região Metropolitana de São Paulo, as máximas devem chegar aos 36°C, perto do recorde de temperatura registrado na capital na semana anterior. A umidade do ar pode ficar abaixo dos 20%, o que agrava a sensação de desconforto.
Confira as máximas previstas para outras cidades paulistas:
- São José do Rio Preto: 40°C
- Franca: 39°C
- Barretos: 39°C
- Ribeirão Preto: 39°C
- Bauru: 39°C
- Presidente Prudente: 38°C
- Campinas: 37°C
- Sorocaba: 37°C
- Vale do Paraíba: 36°C
- Serra da Mantiqueira: 28°C
Com o tempo quente e seco, o Estado se encontra em uma situação crítica. O aumento no risco de incêndios preocupa as autoridades, que seguem monitorando e atuando para controlar os focos ativos.