A prefeitura do Rio de Janeiro deve publicar nesta segunda-feira, 25, o decreto que desobriga o uso de máscaras em locais abertos. A informação é do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. A determinação passa a valer no dia seguinte à publicação.
A declaração foi dada em entrevista à GloboNews na tarde de domingo 24. Ele também disse que o município espera eliminar todas as medidas restritivas de combate à pandemia até o fim de novembro. O uso de máscaras será obrigatório somente em transportes públicos.
O comitê científico municipal estabeleceu que o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre ocorresse quando 65% da população carioca (maior de 12 anos) tiver tomado as duas doses da vacina. Segundo o secretário, a expectativa é que o porcentual seja alcançado nesta segunda-feira.
“O Rio vive a nona semana de redução no número de casos e internações, isso dá muita segurança para a gente prosseguir com o processo de reabertura. Esse decreto vem ao encontro do que se vê na realidade da cidade: cada vez menos pessoas usam a máscara”, afirmou.
Mesmo assim, o secretário ressaltou que a recomendação ainda é de uso de máscaras em locais fechados e pediu que as pessoas evitem aglomerações. Soranz também lembrou que a continuidade da flexibilização das restrições na cidade do Rio vai depender das condições sanitárias.
Triste ver que até a prefeitura do pobre RJ é mais sábia do que os IMBECIS negacionistas que governam SP.
Enquanto isso João Doria continua matando metade dos brasileiros com sua política negacionista. Morreram ontem no Brasil 151 pessoas e só no estado dd São Paulo 74 pessoas. Esse cara é um genocida. Se a Alesp não abrir uma CPI, Oz deputados serão taxados dd cúmplices do Agripino.