O Estado de Rondônia tem ao todo apenas 26 guardas municipais. É o que tem o menor efetivo da corporação no país. Os dados são do Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira, 27.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O município de Ariquemes, a uma distância de 202 km de Porto Velho, é a única cidade com Guarda Municipal (GM) no Estado. Com 96,8 mil habitantes, é o terceiro maior município em população de Rondônia.
Em 2022, a Ariquemes possuía 26 guardas municipais. O número é inferior ao de 2019, quando o município tinha 44 agentes, de acordo com o estudo. A Guarda Municipal foi implantada na cidade em 2005 e não tem porte de arma de fogo.
Em nota enviada a Oeste, a Prefeitura de Ariquemes informa que, atualmente, a Guarda Municipal é composta por “43 agentes em campo”.
Leia mais: “Apenas 3 Estados têm o número ideal de policiais militares; confira”

Segundo a pesquisa, Porto Velho, capital do Estado, não possui a instituição. As Guardas Municipais podem ser implantadas pelos municípios, mas não são obrigatórias. Apenas quatro não as possuem: Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco e Brasília.
Acre não possui Guarda Municipal
O Acre é o único Estado brasileiro que não tem Guarda Municipal em nenhum de seus municípios. O Distrito Federal segue na mesma linha. Estados menores, como Roraima, têm a instituição em diversas cidades, segundo o fórum.
Ao todo, o Brasil possui 1.261 municípios com Guardas Municipais e 85 mil agentes. Embora o número de municípios com a corporação tenha aumentado em 73 novas unidades, de 2019 para 2022, a quantidade de agentes diminuiu em 14,4 mil, no mesmo período.
Leia também: “Estudo compara salário policial brasileiro com o de outros países”
Alguns municípios de grandes Estados reduziram seu efetivo. São Paulo, por exemplo, que em 2019 tinha 214 cidades com a corporação, diminuiu para 199 em 2022. O Amazonas foi o segundo que mais perdeu, de 44 para 35, no mesmo período.
Estados com menos GMs
- Rondônia: 1 corporação e 26 guardas;
- Amapá: 3 corporações e 208 guardas;
- Roraima: 5 corporações e 421 guardas;
- Tocantins: 7 corporações e 293 guardas; e
- Mato Grosso do Sul: 8 corporações e 1.524.