A população de Roraima é a que mais cresceu em 2024, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira, 29. O número de habitantes aumentou 12,5% de 1º de janeiro a 1º de julho, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Na contramão, o Estado que menos registrou aumento populacional é Alagoas (2,9%). Os alagoanos somam 636,7 mil e agora são 716,7 mil. Aqui, houve crescimento de 92 mil pessoas, em relação ao mesmo período do ano anterior.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Apesar de liderar o ranking, Roraima ainda é a unidade da Federação com o menor número de pessoas no Brasil. O território também abriga algumas comunidades indígenas, como os ianomâmis, e recebe muitos imigrantes venezuelanos.
A pesquisa do IBGE contabilizou 212,5 milhões de pessoas no país.
De acordo com o IBGE, a população brasileira cresceu 4,6%, em comparação com o mesmo período de 2023. Em outubro do ano passado, a contagem era de 203 milhões de pessoas.
Dados do IBGE mostram que São Paulo ainda é o Estado com mais habitantes no Brasil
São Paulo ainda é o Estado mais populoso do Brasil. A unidade federativa tem um quinto de toda a população do país, com 45,9 milhões de pessoas.
Minas Gerais (21 milhões) e Rio de Janeiro (17 milhões) estão logo atrás de São Paulo na lista das unidades federativas mais populosas.
Leia mais: “O inferno dos inocentes”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 231 da Revista Oeste