Alguns municípios de Santa Catarina amanheceram com termômetro negativo e geada, nesta quinta-feira, 18. De acordo com medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima foi na região sul do Estado, em São Joaquim, que registrou -1,6°C.
A estação meteorológica do Inmet indicou esta temperatura por volta das 8 horas. O frio intenso congelou plantas e cobriu a vegetação da região com uma geada densa. Ao longo desta quinta, a Defesa Civil de Santa Catarina informou que nevoeiros devem predominar na região, embora o sol deva voltar à tarde.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Ainda segundo a entidade, não há riscos de ocorrências meteorológicas. Já para esta sexta-feira, 19, a previsão da Defesa Civil é de que todo o Estado amanheça com nevoeiros e temperaturas mínimas entre 3°C e 10°C.
Região mais elevada, a serra catarinense também teve marcas negativas no termômetro. Em Urupema, o órgão de monitora as condições meteorológicas Epagri/Ciram registrou -1,3°C, também pela manhã, às 8 horas.
Leia também: “Não foi o aquecimento global”, reportagem de Myllena Valença publicada na Edição 220 da Revista Oeste
As imagens abaixo mostram uma vegetação coberta por camada de gelo. A ocorrência é de uma região conhecida como Vale dos Caminhos da Neve, onde nevou pela primeira vez no Brasil em 2024, no mês de abril. O fenômeno, no entanto, não é raro, ainda mais em Santa Catarina. Em áreas mais elevadas, as geadas acontecem até mesmo no verão.