O Santuário Nacional de Aparecida divulgou a programação oficial para as celebrações de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
O cronograma envolve uma série de missas, novenas, procissões e atividades culturais ao longo de três dias, com destaque para o festival e shows que acontecem na véspera do feriado.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As celebrações começam no dia 10 de outubro, com o tema “Mãe Aparecida, somos peregrinos-missionários da Copiosa Redenção”. A programação do dia tem início às 6h, com a tradicional alvorada, seguida de missas ao longo da manhã. No período da tarde, a Novena da Tarde ocorre entre 15h e 16h15, e a última missa do dia está marcada para as 16h30.
À noite, a Novena Solene será realizada das 19h às 20h30. Logo depois, às 20h45, o Festival da Padroeira contará com uma apresentação do cantor Daniel e convidados, acompanhados pela Orquestra do Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida, na Tribuna Dom Aloisio Lorscheider.
O pregador do dia será dom Murilo S. R. Krieger, arcebispo emérito de São Salvador (BA), e a ação solidária sugerida é a doação de feijão e pó de café.
No dia 11 de outubro, o tema será “Mãe Aparecida, enviai-nos como Família dos Devotos, peregrinos da esperança”. As atividades começam novamente às 6h, com a alvorada e missas subsequentes. A acolhida dos fiéis será realizada às 14h30, no Altar Central.
À noite, haverá a Novena Solene às 19h e, em seguida, uma procissão em memória à Capela São Geraldo, com o percurso pela Avenida Itaguaçu, a partir das 20h45. A Vigília Mariana, que ocorrerá das 23h até a meia-noite, encerra a programação. Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, será o pregador do dia, e as doações recomendadas são de arroz e óleo.
No dia 12 de outubro, Dia da Padroeira, o tema será “Nossa Senhora Aparecida: Solenidade da Rainha e Padroeira do Brasil”. As atividades começam com uma Vigília Mariana, que se estende da meia-noite até as 4h30 da manhã, seguida da alvorada, às 5h45.
A Missa Solene ocorre às 9h, e, ao meio-dia, o toque dos sinos marca o começo da Missa das Crianças. As celebrações seguem com a Consagração Solene, realizada na Basílica Histórica, às 15h, e a Missa de Encerramento, às 18h, no Altar Central. Depois da missa, uma procissão solene e um show pirotécnico encerram os festejos.
O Santuário de Aparecida espera receber milhares de fiéis para essas celebrações, que misturam devoção, cultura e solidariedade, em um dos eventos religiosos mais tradicionais do país.
Aparecida inaugurou estátua no último 12 de outubro
A cidade de Aparecida ganhou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida com 50 metros de altura, maior do que o Cristo Redentor, para as festividades do último dia 12 de outubro, em 2023.
Enquanto o cartão-postal do Rio de Janeiro tem 38 m de altura (30 de estátua mais 8 de pedestal), a obra do escultor Gilmar Pinna tem 45 m de estátua e mais 5 m de base. Seu custo foi de aproximadamente R$ 10 milhões.
Leia mais:
Em entrevista à Folha de S.Paulo em 2022, Pinna afirmou que a obra era fruto do pagamento de uma promessa, que havia feito à Padroeira do Brasil, de 38 anos atrás. “Comecei a construção em 2017, tudo com recurso próprio”, disse.
A escultura fica a 3 quilômetros da Basílica de Nossa Senhora de Aparecida. O romeiro, fiel ou turista pode avistá-la até a 6 quilômetros de distância.
Leia mais: “A religião do ódio”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 141 da Revista Oeste