A cidade de São Paulo alcançou, nesta sexta-feira, 15, a marca de 34,3°C, maior temperatura para março desde 2012. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Essa marca também iguala a maior temperatura já registrada para este ano na cidade, que ocorreu em 8 e 9 de janeiro.
São Paulo registra maior temperatura máxima absoluta
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, a maior máxima absoluta — temperatura registrada em um único local — ocorreu na estação meteorológica da Mooca, zona leste da capital paulista, com 35,7°C.
Leia mais: “Tempestades, ondas de calor e chuvas intensas; veja os alertas climáticos desta sexta-feira”
O CGE afirma que esta não foi a maior máxima absoluta do ano. O registro de 9 de janeiro segue na liderança, quando as estações da Mooca e da Vila Maria/Vila Guilherme, na zona norte, marcaram 36,4°C.
A maior máxima média já registrada, segundo o CGE, ocorreu em 1° de março de 2012, com 35,3°C. Já a maior máxima absoluta, em um único local, ocorreu em 9 e 10 de março de 2005, com 38,4°C em Parelheiros, zona sul da capital.
Defesa Civil alerta para altas temperaturas
Nesta semana, a Defesa Civil colocou a cidade de São Paulo em alerta para altas temperaturas. Para este sábado, 16, a previsão é de muito calor. Conforme o CGE, a mínima deve oscilar em torno dos 22°C, enquanto a máxima pode superar os 35°C.
Leia também: “Fim de semana vai ser de ‘forte calor’ em São Paulo”
Contudo, no fim da tarde, uma brisa marítima pode provocar chuvas rápidas e isoladas na capital paulista.
Calor no interior de SP
Das seis maiores temperaturas registradas pelo Inmet nesta sexta-feira no país, três são do Estado de São Paulo. A maior foi em Paranaponema (PR), com 39,3°C. Em seguida, Jardim (MS), com 39°C, Valparaíso (SP), Marechal Cândido Rondon (PR), com 38,9°C, Dracena (SP), com 38,8°C, e Rancharia (SP), com 38,7°C.
Conforme o Inmet, o alerta amarelo de onda de calor indica perigo potencial, quando há risco à saúde pelas temperaturas 5°C acima da média. O aviso está em vigor até as 18h do domingo 17, o que mantém a previsão de possível recorde.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste