O Brasil conta com nove alertas climáticos nesta sexta-feira, 15. Os avisos são referentes a ondas de calor, tempestades e chuvas intensas. As informações partem do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Ao todo, são quatro alertas na cor amarela, o que representa ameaça potencial. Outros quatro estão laranja, de perigo. Há um aviso em vermelho, o que, segundo o Inmet, representa grande perigo.
+ Leia mais noticias do Brasil em Oeste
São dois alertas de tempestade. O primeiro, que está em laranja, abrange a metade sul gaúcha. De acordo com o instituto, ele ficará ativo até o fim da tarde desta sexta-feira. Conforme a previsão, isso representa a possibilidade de chuva de até 100 mm, além de ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo.
+ Frente fria e tempestades vão afetar a Região Sul nos próximos dias; veja a previsão
O segundo alerta de tempestade do dia também é restrito à Região Sul. Ele aparece em amarelo, o que significa acumulados de até 50 mm, queda de granizo e ventos de até 60 km/h. O aviso vale para metade norte do Rio Grande do Sul e o sul e oeste de Santa Catarina. Ele também será válido até o fim da tarde de hoje.
Onda de calor
Ainda no sul do Brasil, há alerta laranja de onda de calor. O fenômeno pega partes de Santa Catarina e do Paraná. Segundo o Inmet, esse aviso vai permanecer até as 18 horas deste sábado, 16. Um alerta laranja de onda de calor representa temperatura 5ºC acima da média de três a cinco dias.
O segundo alerta de onda de calor surge na cor vermelha. Ele afeta o extremo noroeste do Rio Grande do Sul, o oeste catarinense, além de faixas do Paraná, de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. Essa parte do país registra temperatura 5ºC acima da média por mais de cinco dias. Esse aviso vale até o início da noite deste sábado.
+ Sensação térmica pode chegar a 37°C em São Paulo nesta semana; veja a previsão do tempo
O último alerta de onda de calor da vez está em amarelo. Ele, contudo, vai permanecer ativo até as 18 horas de domingo 17. O aviso abrange todo o Estado do Rio de Janeiro, além de áreas e outros cinco Estados:
- São Paulo
- Minas Gerais;
- Espírito Santo;
- Goiás; e
- Mato Grosso do Sul.
Alertas de chuvas intensas
De acordo com o Inmet, há quatro alertas de chuvas intensas ativos pelo Brasil. Dois deles estão em amarelo, o que representa possibilidade de acumulados de água de até 50 mm e ventos de até 60 km/h. Eles valem até as 10 horas deste sábado. Em geral, esses avisos abrangem boa parte das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Os outros dois alertas de chuvas intensas estão em laranja, o que significa risco de precipitações de até 100 mm e ventania de até 100 km/h. O primeiro deles abrange a Região Norte e o extremo norte de Mato Grosso. Conforme o Inmet, ele ficará válido até a manhã de sábado. Por fim, o último aviso da vez pega o norte de Tocantins, o leste do Pará e parte do Nordeste.