O uso de máscaras no transporte público no Estado de São Paulo não é mais obrigatório. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 2, pelo Comitê Científico.
A medida prevê que o uso passe a ser recomendado apenas para públicos de risco específicos e passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Estado, que deve ocorrer amanhã. Entre as pessoas com a recomendação do uso estão aquelas com mais de 65 anos, com imunodeficiência, comorbidades e com sintomas respiratórios.
“A decisão está em consonância com a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em desobrigar o uso do item em portos e aeroportos do país”, informou o governo do Estado. A decisão do órgão federal foi anunciada ontem.
No entanto, o uso de máscaras segue obrigatório nos serviços de saúde de todo o Estado, seja público, privado ou filantrópico.
O comitê afirmou que está monitorando a evolução da pandemia com base nos indicadores de casos e internações, inclusive, considerando o impacto causado pelas festas de carnaval que, até o momento, não sugerem aumento significativo no sistema de saúde público.
“Nós reconhecemos a importância das máscaras e a sua eficácia, principalmente na transmissão de doenças respiratórias. Entretanto, diante dos dados apresentados pelo comitê, é seguro neste momento a retirada do equipamento sem prejudicar os serviços de saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.
Comitê científico? Que Xique! Bem eficaz também esse comitê! Imagina uma comitê por estado e depois um comitê por município! O comitê científico municipal deve se pronunciar cientificamente na sequência.
Uma das maiores mentiras coletivas já propagadas no mundo foi a de que o uso de um pedaço de pano (conhecido pelo nome de máscara) impede a transmissão do covid, isso só demonstra como a população mundial é tratada como bois, e 80% da boiada achava incrível a proteção indicada, ainda cobrava o uso das outras pessoas, sinceramente a população está cada dia mais tapada, é muito Facebook tik tok kwai, imbecilizou por completo as pessoas, que fase….
Eficácia, que eficácia?