Uma forte chuva deixou toda a cidade de São Paulo em estado de atenção, nesta segunda-feira, 8, por volta das 15h. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da prefeitura da capital paulista, informa que foram registrados cinco pontos de alagamento.
A ventania intensa derrubou a estrutura metálica usada na manutenção da marquise do Parque Ibirapuera. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas sem gravidade e foram encaminhadas ao Hospital Albert Einstein.
Uma das vítimas apresentou suspeita de ter fraturado uma costela, e outra teve contusão nos membros superiores. Outra pessoa teve escoriações e foi atendida pelos bombeiros.
+ Veja: “Previsão do tempo: SP vai ter semana com temporais, raios e ventos fortes”
A concessionária Urbia, que administra o parque, disse ao jornal Folha de S.Paulo que o local foi fechado para o público, às 16h desta segunda-feira, depois da tempestade com fortes ventos que atingiram a região.
“O evento climático provocou impactos na infraestrutura e derrubou árvores no parque”, informou a empresa.
Estrago do temporal em São Paulo
De acordo com a Defesa Civil, foram registrados ventos de 77 quilômetros por hora na zona sul de São Paulo.
A Enel, concessionária que distribui energia elétrica na cidade, afirmou que as rajadas de vento causaram quedas de galhos sobre a rede elétrica, o que provocou a interrupção do fornecimento de energia a alguns clientes.
Quedas de árvores também prejudicaram o trânsito na Avenida Nove de Julho, na região central.
O Corpo de Bombeiros recebeu 123 chamados para quedas de árvores nos bairros de Moema, Itaim Bibi, Bela Vista, Vila Mariana, Jardim Paulista, Vila Maria, Pinheiros, Ipiranga e República.
A corporação também registrou oito chamados para enchentes. Não há informações sobre vítimas.
+ Leia as últimas notícias sobre Brasil no site de Oeste
No Aeroporto de Congonhas, na zona sul, quatro voos tiveram de ser cancelados, até as 16h15, e 14 foram desviados para outros aeroportos por causa ds rajadas de ventos e da chuva, segundo a concessionária Aena Brasil.
Alagamentos intransitáveis foram registrados na Praça Quatorze Bis, na Bela Vista, na região central, e na Avenida Itaquera, na zona leste. Já na zona sul, as vias ficaram cheias de água nas Avenidas Ibirapuera, dos Bandeirantes e República do Líbano.
Previsão
O CGE previu instabilidades no tempo no início da tarde desta segunda-feira, 8, em virtude de uma combinação de calor forte e alta umidade.
A Defesa Civil municipal mantém a cidade em estado de atenção para altas temperaturas desde a manhã de domingo 7.
A previsão é de surgimento de nuvens que provocam chuva moderada a forte, que serão mantidas até sábado 13.
Leia também: “8 de janeiro com chuva de norte a sul; confira a previsão para as capitais”