A Prefeitura de São Paulo substituiu seis postes com luminárias japonesas por modelos de LED na Rua dos Aflitos, no bairro da Liberdade, na última segunda-feira, 18.
A medida atendeu ao pedido de uma associação local, que busca o reconhecimento do beco como um espaço de preservação da herança dos povos negros e indígenas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As luminárias de estilo oriental dificultavam a visualização da Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, conforme explicou a União dos Amigos da Capela dos Aflitos (Unamca) à Folha de S.Paulo. No restante do bairro, as luminárias tradicionais permanecem instaladas.
“Não somos contra a memória japonesa, mas as luminárias não têm a ver com o prédio histórico”, disse Eliz Alves, coordenadora da Unamca. “Não é luxo nosso, é preciso que a cidade tenha sensibilidade com um patrimônio de 245 anos.”
A Capela dos Aflitos foi construída em 1774 e é o único remanescente do antigo Cemitério dos Aflitos. Esse cemitério foi a primeira necrópole pública de São Paulo. O espaço servia para enterrar indigentes, escravizados e indígenas.
Leia também: “Justiça autoriza PF a investigar Ricardo Nunes em caso de ‘máfia das creches’“
A desativação ocorreu em 1858, com a inauguração do Cemitério da Consolação. Posteriormente, o terreno foi loteado. Hoje, o local sofre com o intenso tráfego de caminhões e motos que abastecem o comércio da região.
A Prefeitura de São Paulo divulgou nota oficial
Por meio de nota, a Prefeitura de São Paulo afirmou que a decisão respeita a diversidade cultural da cidade.
“As lanternas, que remetem à imigração japonesa, foram consideradas inadequadas para o local, uma vez que o Beco dos Aflitos abriga a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, um marco histórico da época da escravidão no Brasil”, diz a nota.
Leia também: “Defesa Civil de SP emite alerta para tempestades“
e a manifestação de odio da agenda woke, talvez o maior retrocesso da humanidade, em que mulher tem de ter barba longa e um pinto no meio das pernas.
São canalhas e imbecís. A area da Liberdade tem ocupação e decoração oriental há mais de cinquenta anos. E vem esses merdas inventar baboseira. Corja de FDPs.
Continuam dando muito espaço para estes imbecis que se acham vítimas de tudo. Manda para a PQP e pronto. Vão lamber mulambo atrás do muro ou arranjar uma trouxa de roupa para lavar.
Inadequada é essa cultura segregacionista e racista que se instalou no Brasil. Não há PQP que baste!
A GROBELIXE com suas manchetes dos infernos! Eles não tem mais nada de concreto a fazer….!
Associação formada por escrotos e imbecis.
Como tá cansativo essa agenda WOKE!! Pelo amor de Deus!!
Acho que esse pessoal deveria montar um país só para eles e deixar quem é normal trabalhar e viver em paz!!
Assino embaixo! Vão para o raio que os carregue, parem de palhaçada!
É muito chato mesmo. Dezenas de empresas nos EUA estão desembarcando dessa imbecilidade Woke, e outra simplesmente falindo.
Tenho inumeros amigos negros, inclusive na minha infancia a maioria eram negros, porque o Brasil é assim. Os negros tem que ser valorizados pelas suas conquistas e nao pelo eterno vitimismo . Basta estudar a Historia do Brasil e iremos conhecer inumeros negros que foram destaques e entraram para a historia do Brasil. Será que a ideologia satanica socialista comunista esta preocupada com os negros e indigenas??? Dividir para enfraquecer , essa é a tatica utilizada para corroer a nossa sociedade que sempre foi multicultural. Os brancos nao serao iguais ao negros e tao pouco os negros iguais aos brancos. Quem sao os melhores corredores de maratona, boxeadores, resistencia fisica……………. simples assim, cada raça com as suas qualidades e deficiencias. O MUNDO NAO TERIA GRAÇA E MAGIA SE TODOS FOSSEMOS IGUAIS. Voce que é racista e nao entende A COR DA PELE, vá passar um mes na Africa, nao em um hotel, mas junto com uma tribo acompanhando o dia a dia.
A prioridade é a ideologia,
É muita boçalidade concentrada…. .
Lanternas japonesas são lindas. Por um acaso luz de LED veio com os navios negreiros?
Acho que led nada tem a ver com os aflitos, o correto é instalar tochas e velas, lampião de gás, lamparinas a querose, qq um é melhor que leds
Será que elegemos um frouxão para a prefeitura ? Tem de mandar esse imbecis para o raios que partam
Diferente da matéira da g1 por exemplo, a Oeste traz uma visão mais imparcial quanto ao ocorrido,
Ou seja, as luminárias foram “retiradas” somente na rua onde está a Capela, pelo que entendi.
A intenção da matéria é mais pela pacificação, bem diferente das mídias velhas que já partem do princípio de quererem dividir o povo, inclusive os paulistanos que sempre conviveram bem com os orientais.
Tira a lanterna e põe led, o que isto tem a ver com os aflitos? Melhor instalar tochas a gás
Cidade perde uma atração em nome de ideologia.
O que as luminárias japonesas têm para prejudicar o movimento negro?