A cidade de São Paulo, o interior e o litoral paulista terão uma semana com poucas nuvens e temperaturas elevadas à tarde. De acordo com a Climatempo, sem previsão de chuva até quinta-feira, as temperaturas máximas podem chegar a 30°C.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Neste domingo, 9, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a seca que deve atingir quase toda a região Centro-Oeste, o Triângulo Mineiro e o centro-norte do Estado de São Paulo.
Ainda conforme o Instituto de Meteorologia, a umidade mínima do ar no interior paulista e em São Paulo deve ficar abaixo dos 30% a partir desta terça-feira, 11.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é importante adotar medidas preventivas quando a umidade do ar está baixa. Deve-se aumentar a ingestão de água, usar vaporizadores em ambientes fechados, evitar exposição direta ao sol e não praticar exercícios ao ar livre.
Situação nas principais cidades de São Paulo
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE) informou que “a massa de ar seco sobre o Sudeste vai se fortalecer no decorrer da semana”, fazendo com que frentes frias e úmidas não avancem na região.
Em Santos, nesta próxima terça-feira, 11, pode haver névoa pela manhã, com mínima de 20°C e céu claro à tarde. As manhãs serão frias e as tardes quentes, com temperaturas acima da média para esta época do ano.
Nesta segunda-feira, 10, a capital paulista teve mínima de 15°C e máxima de 29°C. Essa tendência será mantida durante toda a semana, com poucas variações.
O motivo para essa situação é uma massa de ar seco que impede o avanço de frentes frias e úmidas. Isso resulta em clima seco, com baixa umidade, calor durante o dia e frio nas madrugadas em toda a região Sudeste do Brasil.