No último Programa Silvio Santos, no domingo 15, uma infeliz coincidência acabou acontecendo em um de seus merchandising (o famoso “merchan”). O anúncio, de uma popular rede farmacêutica, promovia o sorteio de uma viagem com acompanhante para a Terra Santa, entre outros prêmios como celulares iPhone 14 e consoles PlayStation 5.
Até antes de 7 de outubro, o prêmio principal não causaria estranhamento, nem soaria inapropriado. Acontece que a Terra Santa engloba justamente as regiões envolvidas na guerra de Israel contra os terroristas do Hamas.
Queda de braço: “SBT entra na disputa com a Globo para transmitir a Copa América de 2024“
A Terra Santa recebe esse nome por seu valor espiritual e histórico para as três grandes religiões abrâmicas. São elas o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Além dela, o sorteio também prometia como destino a cidade de Fátima, em Portugal.
Anúncio envelheceu mal antes mesmo de ir ao ar
Patrícia Abravanel e Andrea Nóbrega apresentaram o merchan, cuja gravação é anterior aos ataques terroristas que geraram o conflito, informou o SBT, em nota. Ele acabou indo para o ar conforme o programado, sem que alguém notasse, antes, a potencial gafe.
O SBT comunicou, ainda, que já pediu ao seu cliente a suspensão do anúncio. A apuração é do F5.
Ao vivo, repórter da casa solta um ‘Globolixo’, mas não perde o prumo
Essa não foi a única gafe envolvendo uma grande rede de TV no domingo 15. Na GloboNews, um repórter correspondente, ao cumprimentar os colegas e o público, deixou escapar um “Globolixo” quando queria dizer “GloboNews”.
O deslize aconteceu ao vivo, num link com a apresentadora. Sem possibilidade de edição, o próprio repórter “cortou” a frase com o ato falho. “Bom dia para você, para o Ricardinho, para todo mundo que está com a gente aqui neste domingo na Globolixo — na GloboNews”, emendou, com um piscar de olhos mais demorado, apenas.
À flor da pele: “Apresentadora do SBT se emociona com reportagem sobre abandono de crianças em Angola”