publicidade
Brasil

Sebrae: pequenos negócios beneficiam mais de 85 milhões de brasileiros

Setor gerou por 9 em cada 10 empregos criados em março

Loja Foto: Reprodução/Pixabay

Mais de 85 milhões de brasileiros são beneficiados pelos pequenos negócios, de acordo com os cálculos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Esse contingente é maior que a população de países como França, Reino Unido, África do Sul e Argentina.

Para chegar a essa conclusão, o órgão analisou os dados das pequenas empresas com registro ativo na Receita Federal do Brasil em 9 de dezembro de 2021. A pesquisa levou em conta o número de donos desses negócios, seus empregados e familiares.

Receba nossas atualizações

Segundo a CNN Brasil, o Sebrae também levantou que quase 30% (pouco mais de R$ 1 trilhão) do Produto Interno Bruto brasileiro é proveniente dos pequenos negócios. Essas empresas são responsáveis por mais de 50% de todos os empregos com carteira de trabalho assinada no país.

Empregos nos pequenos negócios em 2022

Em março deste ano, 90% de todas as vagas de trabalho no Brasil foram criadas por esses negócios, de acordo com o Sebrae. Ou seja: 9 a cada 10 postos de trabalho. No terceiro mês do ano, o saldo de novos empregos — diferença entre admissões e demissões — do setor ficou positivo em cerca de 120 mil.

Criação de empresas

Ainda de acordo com o levantamento, o comércio varejista gerou mais de 200 mil empreendedores individuais — o maior número de novos negócios. Na segunda posição, aparecem promoções em vendas e cabeleireiros (175 mil), seguido de manicure e pedicure (próximo de 135 mil).

A pesquisa também mostrou que foram abertas microempresas como as de serviços combinados de escritório e apoio administrativo (quase 30 mil), comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (praticamente 20 mil) e atividade médica ambulatorial restrita a consulta (próximo de 20 mil).

Entre as novas empresas de pequeno porte, a liderança também ficou com o os serviços de apoio administrativo (4 mil). Na segunda posição aparece a construção de edifícios (pouco mais de 3 mil).

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade