O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou que nenhum policial da Rota envolvido no caso que evitou um roubo na zona sul da capital paulista será afastado do cargo. “Confrontos sempre serão apurados, mas ninguém será afastado no caso da abordagem da Rota que evitou um assalto no semáforo”, publicou nas redes sociais no domingo 12. Segundo o secretário, nenhum policial será injustiçado. “Até que se prove o contrário, a ação ocorreu dentro da lei”, afirmou.
Nenhum policial que sai de casa para defender a sociedade será injustiçado. Confrontos sempre serão apurados, mas ninguém será afastado no caso da abordagem da ROTA que evitou um assalto no semáforo. Até que se prove o contrário, a ação ocorreu dentro da lei.
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) February 13, 2023
A manifestação aconteceu depois que a Ouvidoria da Polícia solicitou à Polícia Militar (PM) o afastamento imediato dos policiais envolvidos no caso. Na sexta-feira 10, os PMs evitaram o roubo de uma moto de um casal na Avenida Cecília Lottenberg, na Chácara Santo Antônio. Na abordagem, um assaltante de 20 anos foi morto ao tentar reagir. O comparsa dele, um adolescente de 16 anos, foi apreendido.
O ouvidor Cláudio Aparecido da Silva disse à TV Globo que solicitou que a Corregedoria da PM investigue o caso e também pediu acesso às câmeras corporais para entender o que de fato ocorreu na abordagem.
No boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, os policiais da Rota contaram que o criminoso morto, Luiz Fernando Alves de Jesus, estava armado e tentou atirar na direção dos policiais.
O caso
Dois bandidos que tentavam roubar uma moto foram surpreendidos por policiais da Rota. A tentativa de assalto aconteceu no fim da tarde da sexta-feira 10.
A abordagem foi filmada pelas pessoas que passavam pelo local. De acordo com informações da PM, a dupla ameaçou o casal que estava na moto. Logo em seguida, uma viatura da Rota chegou ao local.
Durante a intervenção, um dos bandidos, de 20 anos, reagiu e acabou baleado pelos policiais. Ele morreu no local. O outro, de 16 anos, foi detido com o celular da vítima. Os PMs e o casal não foram feridos.
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais
Eu também acho que merece um troféu os PMs da ROTA! Se sai armado para roubar, assumiu o risco de tomar um tiro e morrer! Justo! Parabéns ROTA #ROTA pic.twitter.com/sCO7p1OzTP
— DELEGADO PALUMBO (@delegadopalumbo) February 11, 2023
Faltou cancelar o CPF do adolescente tbm, pq essa praga logo estará solta de novo por ser “de menor”…
Tem que meter bala mesmo! Parabéns pela ação!
da proxima vez , policiais, virem as costas e va pra casa, finja que nem viu o assalto e pronto
Parabéns aos policiais!
Ouvidoria canalhas defensores de bandidos , deveriam estar no ato para proteger os bandidode da Rota
Parabéns aos policiais da ROTA. Continuem agindo assim, que logo a bandidagem vai entender que as coisas estão mudando em São Paulo. Não tem que afastar policial algum, tem que deixar os mesmos trabalhando. Eles estão protegendo a população. Estranho que sempre que um bandido morre em confronto com a polícia, as corregedorias e a imprensa vão prá cima da polícia. Quando morre um policial no trabalho, sequer sai um anota na imprensa.
Só quem já passou por essa situação sabe relatar o trauma e o constrangimento que levamos para o resto de nossas vidas. Hj não temos o direito de poder ter um bem sem nos preocurpamos com um assaltante em cada esquina da cidade. Esses bandidos que nos apavoram em todos os lugares. enquanto não tivermos uma legislação rigorosa estaremos nãos mãos desses bandidos.
Parabens ROTA, Parabens Derrite pela sua decisão. Votei em vc para que lute por essas mudanças.
Parabéns a Rota e os policiais envolvidos. Esta gente, na sua maioria drogada, poderia ter dado um tiro no dono da moto a qualquer momento. Tem que estar muito cheirado para cometer um crime.
Parabéns aos policiais!!! Independente de terem ameaçado ou não os policiais, qualquer bandido que aponte arma para qualquer cidadão de bem já merece bala! Ouvidoria da PM só vitimiza o bandido…incrível, parece que torcem contra a população.
Parabéns, num país sério arma na mão é bandido no chão!
Acho bom acabarem o Psol, PT, PC do B, só defendem bandidos iguais a eles! O STF é o maior dos bandidos.
“O ouvidor disse à TV Globo……”. Como sempre a globolixo na história.
Parabéns à ROTA.
Tem que meter bala mesmo! Parabéns pela ação!
Parabéns à ROTA pelo excelente serviço de proteção aos cidadãos de bem!!! Mais um CPF cancelado – esse vagabundo irá direto ao Inferno dar um abraço quente no capiroto.
A Ouvidoria das Polícias de São Paulo sempre teve pessoas incompetentes ligadas a grupos que protegem bandidos, vejam que foram os ouvidores anteriores, só a nata podre da bandidagem.
Bom Eu não vou fim aqui falar que foi benfeito, Por que tenho filhos e Netos. Mas quem Procurar Achar.
Creio que você mudaria rapidinho de idéia se estivesse sob a mira da arma de um bandido na cabeça.
Heróis da população. São os únicos que podem nos defender, já que esse direito nos foi negado pela quadrilha.
Parabens a rota, lamentamos que nao puderam cancelar dois CPF. Realmente uma açao profissional e com estrito compromisso com a segurança do cidadao. NAO VIVEMOS EM UMA SELVA, E COM CERTEZA NA HORA CERTA O POVO IRA REAGIR E ANULAR OS IMPOSTORES QUE DOMINARAM O BRASIL.
Até que provem o contrário, a ação ocorreu conforme o protocolo.
Parabéns à ROTA! Parabéns à PMESP e Parabéns ao Secretário de Segurança Pública! Não se dobre aos vagabundos! Ou a sociedade dá um basta na bandidagem e paga o preço decorrente, ou continuaremos nessa espiral de violência. Há 30 anos a sociedade aceitou pagar o preço para ver-se livre da inflação (Plano Real) e hoje vivemos uma nova realidade econômica, ainda que o PT queira voltar a 30 anos atrás e destruir nossa economia. Está na hora da sociedade exigir a atitude firme dos governos e pagar o preço para viver em segurança.
Parabéns aos policiais, bandido tem que ser tratado como bandido. Nova era para a segurança de SP.
Parabéns a rota !!! Precisamos de mais batalhões estapalhados no estado de SP!!!! Merecem uma medalha 🏅