O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está no Brasil para participar da cúpula do G20 no Rio de Janeiro. As reuniões começaram nesta segunda-feira, 18, e vão até esta terça-feira, 19. A presença do democrata mobilizou um dos sistemas de segurança mais fortes do mundo, que conta com a presença de snipers, drones e o “carro mais seguro do mundo”.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Biden está hospedado no Hotel Hilton, no bairro carioca do Leme. O Serviço Secreto dos EUA, em conjunto com a Polícia Federal e a Polícia Militar do Rio de Janeiro, gerencia a proteção do presidente norte-americano.
Uma extensa barreira de segurança está montada em frente à hospedagem de Biden. Além disso, atiradores de longo alcance (snipers) fazem a proteção da região. Segundo o site da CNN Brasil, os agentes têm a missão de disparar contra qualquer ameaça à distância.
Os atiradores carregam equipamentos de alta precisão e têm comunicação direta com agentes em solo.
Joe Biden tem o “carro mais seguro do mundo”
O veículo presidencial dos Estados Unidos recebeu o apelido de the beast (a besta, em português). Trata-se de um carro equipado com as principais blindagens e tecnologias do mundo, capaz de suportar ataques químicos e explosões.
The beast é uma limusine personalizada da montadora Cadillac. A carroceria tem cerca de 9 toneladas e é construída no chassi da super-caminhonete Chevrolet Kodiak. O veículo tem uma combinação de aço, alumínio e cerâmica — com massiva proteção de até 20 milímetros de espessura.
As janelas do carro presidencial tem vários camadas, que juntas formam 12,7 centímetros de espessura. O tanque de combustível é envelopado com uma espuma, que evita explosões em caso de impacto.
Dentro do carro, o chefe do Executivo dos Estados Unidos está selado em uma área totalmente protegida. Além disso, conta com equipamentos de comunicação avançados e uma bolsa de sangue compatível com o presidente em vigência.
O trajeto entre o hotel de Biden e o Museu de Arte Modena (MAM), onde ocorre a cúpula do G20, é realizado em 10 minutos. O comboio norte-americano inclui carros, motos e vias liberadas para melhor fluidez do trânsito.
A segurança de Joe Biden no hotel conta com drones, que fazem a inspeção e o monitoramento das movimentações. O Serviço Secreto dos EUA também anda com cães farejadores.