O Exército Brasileiro informou que a Operação Carro-Pipa será suspensa na Paraíba a partir desta segunda-feira, 25, por falta de verbas do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O programa fornece água potável a 159 municípios do Estado, sendo essencial para uma população de cerca de 270 mil pessoas. As informações são do Portal da Paraíba.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Ao serem interrompidos, os serviços dos pipeiros individuais vão afetar diretamente 140 mil habitantes. O Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército comunicou a decisão aos coordenadores da Defesa Civil.
Esforços na Paraíba para garantir recursos para a Operação Carro-Pipa
Presidente da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho afirmou ao portal que pretende buscar apoio da bancada federal para conseguir recursos adicionais.
“Estamos solicitando à bancada federal, porque o fornecimento de água é essencial para a vida dessas pessoas”, afirmou Coelho.
Instituída em 2012, a Operação Carro-Pipa é uma iniciativa do governo federal e tem o objetivo de garantir o abastecimento de água na Região Nordeste e no norte de Minas Gerais. A operação é gerida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (Sedec/MIDR) e pelo Ministério da Defesa (MD).
Atualmente, a operação atende aproximadamente 1,5 milhão de pessoas em 372 municípios e utiliza 3,1 mil pipeiros. Esses profissionais distribuem água potável nas zonas rurais das cidades do semiárido, onde a escassez de água é uma constante.
Nota do Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro, como órgão executor da Operação Carro-Pipa, reafirmou em nota o seu compromisso usar seus esforços para evitar a interrupção do fornecimento de água potável. Confira o comunicado na íntegra:
Justificativa para a falta de recurso e consequente paralisação:
O Exército Brasileiro tem participação na Operação Carro-Pipa como órgão executor e vem envidando esforços para que não haja interrupção no fornecimento de água potável, além de estar em contato permanente com os órgãos governamentais, a fim de encontrar soluções para a disponibilização de recursos que possam atender a Operação.
Nos momentos em que ocorrem interrupções na Operação Pipa, tendo em vista a falta de créditos, faz-se necessário o reajuste dos planos de trabalhos que tem interferência direta nos valores a serem pagos aos pipeiros contratados.
Cabe destacar que a Operação atualmente atende uma população aproximada de 1,5 milhão de pessoas, distribuídas por cerca de 372 municípios e conta com 3.100 pipeiros que realizam a distribuição de água potável pelas zonas rurais das cidades do semiárido, participantes da Operação Carro-Pipa.
Leia também: “Cerca de 12% da água doce do mundo está no Brasil”
O exército faria melhor se tivesse cuidado melhor de si próprio.
Eu tenho pena dos eleitores da Paraíba que votaram em Jair Bolsonaro em 2022, que agora, por culpa dos idiotas que votaram em um ex-presidiário, estão sofrendo os efeitos de uma administração de baixíssimo nível.
Isso aí é igual ao bolsa família. Não resolve o problema e sim os torna dependentes. Somente politicagem e ônus aos estados do sul que contribuem para o caixa desse desgoverno. E olha que não é pouco dinheiro. Se esses canalhas tivessem realmente interesse no povo, a transposição do rio São Francisco estaria concluída, restando pouco habitantes com necessidade a ser atendida.
O BOLCHEVISMO (comunismo) não dá certo em lugar nenhum! Acorda, Brasil! Ou esses bolcheviques renunciam ou o Congresso imperiosamente tem de instaurar e consumar o impeachment.
E eu com isso!
Estou cagand… e andando.
Não votaram no ladrão verme canalha e criminoso.
Agora é sentar e chorar macacada!!
Sem picanha e agora sem água …….o povo do Nordeste que votou no ilusionista de Garanhuns precisa ficar esperto e não cair mais no canto da sereia…………..
A prioridade desse desgoverno é injetar 3 bilhões na “Cultura” (woke, diga-se). O chefe da quadrilha fez questão de dizer que jamais tanto dinheiro foi destinado a “cultura”. É isso aí. Os eleitores da Paraíba que fizeram o L e que sofrem com o problema devem sabem agora, infelizmente, o que significa lei do retorno. Falta de aviso não foi.
FALTA DE AVISO NAO FOI. QUEM PLANTA, COLHE.
Um país onde Lula condenado por 32 juízes por corrupção e “otras cositas mas” é o ditador mor num triunvirato de três pôdres poderes mostra que o caos já chegou e estamos no lixo que de Plutão se sente o fedor, assim a desmoralização óbvia das forças armadas pra frear possível ração é um claro movimento do golpe planejado por Zé Dirceu mostrado na TV a quem quiser ver aí o link … http://www.youtube.com/watch?v=Ww5hpTd-tB0 … vejam a ameaça criminosa mas aí podia, estamos nos últimos movimentos para a implantação final da ditadura bolivariana e quem sobreviver chorará … bendito o meu câncer que venço duramente, idoso e preso pois me oporei com todas as forças aos ditadores poderei requerer eutanásia.
É que precisou dinheiro pro Janjapalooza, então faltou água no sertão
É que precisou dinheiro pro Janjapalooza, então faltou água no sertão