A semana começa com seis alertas de chuvas no país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, divulgado nesta segunda-feira, 9, informa que as precipitações começaram nesta manhã e devem acabar na noite da terça-feira 10.
O instituto publicou dois tipos de alerta: um amarelo, que representa perigo em potencial, e um laranja, que significa perigo.
Chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h
Nos Estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso estão previstas chuvas entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Além disso, haverá ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h. No entanto, segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O alerta amarelo também serve para algumas regiões dos seguintes Estados:
- Mato Grosso do Sul;
- Goiás;
- São Paulo;
- Minas Gerais;
- Rio de Janeiro;
- Espírito Santo;
- Amapá;
- Pará;
- Maranhão;
- Pará;
- Paraná; e
- Santa Catarina.
No norte do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, o alerta é laranja. Isso significa que há previsão de chuvas entre 30 mm/h e 60 mm/h ou de 50 mm/dia a 100 mm/dia. Além disso, ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h estão previstos.
Nesses lugares, contudo, há risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.
A orientação do Inmet
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, os cidadãos não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas. Já os motoristas não devem estacionar os veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, os cidadãos também devem desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Para mais informações, basta ligar para a Defesa Civil, por meio do telefone 199. Ou para o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.