Esta semana, o Brasil deve enfrentar o retorno das instabilidades nas regiões Sul e Sudeste, especialmente a partir da tarde de sexta-feira 18. As chuvas podem apresentar forte intensidade e há risco de tempestades em algumas áreas, principalmente no Sudeste.
Chuvas na Região Sul
Nesta quinta-feira, 17, a maior parte da Região Sul permanecerá com o céu encoberto. As temperaturas vão subir gradualmente. As chuvas aparecerão de forma isolada apenas no noroeste do Rio Grande do Sul, durante a noite. As temperaturas máximas atingirão 24ºC em Porto Alegre, 25ºC em Florianópolis e 27ºC em Curitiba.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na sexta-feira 18, a nebulosidade aumentará em quase toda a região. No período da manhã, as chuvas retornarão ao oeste do Paraná e ao extremo noroeste de Santa Catarina, com possibilidade de trovoadas localizadas.
À tarde, essas condições climáticas avançarão para a parte central de Santa Catarina e do Paraná. Durante a noite, as chuvas persistirão na faixa leste desses Estados e em áreas do norte gaúcho, mas serão fracas e isoladas. As máximas ficarão em torno de 22ºC em Porto Alegre, 26ºC em Florianópolis e 27ºC em Curitiba.
No fim de semana, são esperadas chuvas fracas no sábado 19, no nordeste e na faixa leste de Santa Catarina, além de grande parte do Paraná. A partir da tarde, a intensidade da chuva diminuirá ainda mais e, até a noite, ficará restrita às áreas litorâneas de Santa Catarina e ao litoral sul do Paraná, com ventos de leste trazendo umidade do mar para o continente.
No domingo 20, a nebulosidade diminuirá consideravelmente em quase toda a região. O tempo permanecerá firme no Rio Grande do Sul e na maior parte de Santa Catarina. As temperaturas máximas devem chegar a 28ºC em Porto Alegre, 21ºC em Curitiba e 23ºC em Florianópolis.
Região Sudeste
Nesta quinta-feira, as instabilidades irão atuar no Sudeste durante a tarde, mas de forma isolada. A condição afetará principalmente o norte de Minas Gerais. As chuvas poderão vir acompanhadas de raios.
Na sexta-feira, a aproximação de uma área de baixa pressão trará chuvas no período da tarde. Essas precipitações podem ser de forte intensidade, com trovoadas, especialmente no Triângulo Mineiro e em partes do oeste, sul e centro de São Paulo.
Essa mesma região de baixa pressão vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuva no interior de São Paulo. No sábado, é possível que tempestades generalizadas se formem em São Paulo e Minas Gerais. No domingo, essas tempestades devem avançar para o Rio de Janeiro e para o Espírito Santo, tornando o fim de semana chuvoso em quase todo o Sudeste.
Na manhã do sábado, são esperadas chuvas fracas no oeste de São Paulo e no sul do Rio de Janeiro. À medida que a tarde avança, as chuvas se intensificarão, podendo ser de forte intensidade com chances de tempestades no norte e litoral de São Paulo, além de partes do Rio de Janeiro e do sudoeste, sul e sudeste de Minas Gerais.
Chuvas intensas
No domingo 20, as chuvas mais intensas deverão ocorrer no centro-sul de Minas Gerais. A partir da tarde, essas precipitações alcançarão o Espírito Santo, mas com intensidade reduzida. As temperaturas máximas devem diminuir em relação aos dias anteriores, alcançando 23ºC em Belo Horizonte, 21ºC em São Paulo e 24ºC no Rio de Janeiro.
Os maiores acumulados de chuva até a noite de domingo, devem ocorrer na Região Sudeste, especialmente em Minas Gerais, onde os totais podem chegar a 140 mm em Divinópolis. Nas capitais, espera-se registrar 41,7 mm em Belo Horizonte, 28 mm em São Paulo, 38,6 mm no Rio de Janeiro, 12 mm em Vitória, 15,2 mm em Curitiba e 11,8 mm em Florianópolis.