A previsão do tempo para esta semana no Rio Grande do Sul mostra uma combinação de grande instabilidade com retomada de clima ameno no decorrer dos dias.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Região Sul, a semana tem início com tempestades nos trechos a oeste do Rio Grande do Sul e a oeste de Santa Catarina.
Leia mais notícias de Brasil na Oeste
Na faixa central, vales, região metropolitana e norte, também há possibilidade de temporais ao longo do período. Já para o norte e a serra gaúcha, as chuvas devem variar de moderada a forte intensidade, atingindo essas áreas durante a terça-feira.
A instabilidade vai se dar em razão de um cavado, ou seja, baixa pressão atmosférica associada a frentes frias. O quadro de desconforto, contudo, deve se alterar a partir da próxima quinta-feira, 17.
Sul pode ter mais chuvas intensas
Conforme os instrumentos do Inmet e análise de seus técnicos, o sistema se desloca e a região volta a oferecer condições de clima e temperatura estáveis.
A situação, contudo, não elimina os riscos de chuvas intensas. Aliás, um alto grau de precipitação pode se manifestar a partir do dia 19, especialmente no centro-oeste do Paraná. Para a região, estão previstos 60 mm de água acumulada.
🌦️#Previsão: Confira a previsão do tempo para todo o Brasil entre os dias 14 de outubro a 21 de outubro de 2024 no #Informativo Meteorológico Semanal n°29 (14/10).
— INMET (@inmet_) October 14, 2024
Veja a previsão completa aqui 👉 https://t.co/7CODbAWmBO pic.twitter.com/AyFR9YyeuM
Até esta segunda-feira, 14, a Região Sul do Brasil registrou um acumulado de chuva da ordem de 135 mm. Considerando o histórico dos últimos 30 anos, esse volume corresponde a 56% da média normal para o mês de outubro.
Entre 9 e 13 de outubro, o sul teve chuva superior a 130 mm, especialmente no norte do Rio Grande, Santa Catarina e Paraná.
Leia também: “Apagão: instituições e moradores de São Paulo se unem para processar Enel”
Os destaques foram para estações meteorológicas de Chapecó (SC), com 153,6 mm; Erechim (RS), com 137,4 mm; e Dois Vizinhos (PR), com 132,8 mm. No centro-sul do Rio Grande do Sul, os registros de chuva foram menores do que 40 mm.