Segundo Alcolumbre, a ideia é que essa retomada envolva a mudança de algumas regras de funcionamento da Casa, como a proibição de assessores no plenário
O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) sinalizou que pretende retomar as sessões presenciais do Senado a partir de junho. Desde a decretação de estado de calamidade pública por causa do novo coronavírus, o Congresso conduz as votações por deliberação remota.
“Isso não depende de uma decisão exclusiva minha. Desejo que a gente retorne o mais rápido possível para deliberação no plenário, voltando as comissões, com todo o rigor”, afirmou.
Segundo Alcolumbre, a ideia é que essa retomada envolva a mudança de algumas regras de funcionamento da Casa, como a proibição, por exemplo, da presença de assessores parlamentares e servidores no plenário. “Tira aquele pessoal do cafezinho, acho que 40, 50, 55 senadores em uma sessão a gente vai cumprir a regra de distanciamento e vai dar pra trabalhar”, completou.
Os parlamentares com mais de 65 anos — e que, portanto, integram o grupo de risco da covid-19 —ficariam liberados de comparecer presencialmente. Eles estão amparados por atos do presidente do Senado que instituíram medidas de contenção da disseminação do coronavírus na Casa.
O ideal seria de usar as máscaras para não serem identificados, sem celulares, sem conchavos ,sem mimimi e com vergonha na cara!