Serra da Saudade (MG), reconhecida como a cidade menos populosa do Brasil, atualizou recentemente seu número de habitantes e ficou ainda menor. De acordo com o Cartório de Registro Civil e Notas do município, a população caiu de 833 para 831 moradores.
A queda da população ocorreu em razão de três mortes e um nascimento registrados de fevereiro a maio deste ano.
De acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de junho, Serra da Saudade mantém-se como a cidade menos populosa do país.
Localizada na região centro-oeste de Minas Gerais, a cerca de 250 km da capital Belo Horizonte, o município tem 335 km² de extensão territorial.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Serra da Saudade tornou-se a menor cidade do país há 11 anos. Anteriormente, esse posto pertencia a Borá, em São Paulo. A cidade mineira possui dois bairros, Centro e São Geraldo, e conta com um posto de saúde. Não há nenhum hospital no município.
Para atendimentos especializados, os moradores recorrem a Dores do Indaiá, a 40 km de distância.
Curiosidades sobre Serra da Saudade
Uma única família corresponde a 5% do total de moradores e a festa de aniversário da cidade tem pedaço de bolo para todos, justamente por ser pouco populosa.
Além disso, na menor cidade do país, tem morador que não tem vizinho. Na Rua Rio de Janeiro, no Bairro São Geraldo, só tem uma casa.
O Wi-fi é gratuito e liberado em toda região central da cidade, aos arredores da praça principal. A criminalidade é quase zero. O último homicídio ocorreu há mais de 50 anos.
Serviços e comércios disponíveis na cidade
O município tem dois supermercados, uma loja de roupas, uma padaria, uma casa lotérica e sete bares.
Não há posto de combustíveis, e os moradores abastecem em cidades vizinhas. Secretários de Educação, Cultura e Saúde estão há quase 20 anos nos cargos. O prefeito atual, Alaor Machado, está em seu quinto mandato.