O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulga sete alertas climáticos nesta sexta-feira, 12. Os avisos, que abrangem áreas das cinco regiões geográficas do país, incluem fenômenos como geada, vendaval e chuvas intensas.
A geada, por exemplo, ficará concentrada apenas nas porções sul e oeste do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, o alerta vale para cidades como Bagé e Uruguaiana. De acordo com a previsão do tempo, a temperatura mínima pode chegar a 3ºC nessa parte do país. A situação representa risco leve para perda de plantações. O aviso vale até as 8h de hoje.
Contudo, a geada não é o único fenômeno climático a impactar a Região Sul. Segundo o Inmet, a onda de frio que teve início na quarta-feira 10 permanece ativa — e seguirá assim até a manhã deste sábado, 13. Na cor laranja, o alerta representa temperatura de 5ºC abaixo da média para esta época do ano de três a cinco dias.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Ainda no Sul do país, há alerta amarelo de onda de frio. O aviso, conforme o Inmet, abrange o norte gaúcho, além do oeste e do sul de Santa Catarina. O fenômeno vai ficar ativo nessa região até o fim da noite desta sexta-feira.
Geada no Sul. Vendaval e chuva no Nordeste
Enquanto o Sul encara geada e onda de frio, o Nordeste lida com rajadas de vento e chuva. Com duração das 12h desta sexta-feira até as 18h de sábado, o vendaval vai atuar sobre boa parte do bioma caatinga. A ventania deve chegar a 60 km/h. Dessa forma há “baixo risco de queda de galhos de árvores”.
O vendaval não é, contudo, o único alerta do dia no Nordeste. De acordo com a previsão do tempo, a faixa leste da Paraíba e de Pernambuco vai registrar acumulado de chuva. Há a possibilidade de os acumulados chegarem até 50mm até as 10h de hoje. “Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco”, avisa o Inmet.
Leia mais
Também até as 10h desta sexta-feira, o alerta amarelo de chuvas intensas atinge parte da Região Norte. A condição é válida para o norte e o noroeste do Amazonas, centro e norte de Roraima, noroeste do Pará e oeste do Amapá. Tal condição pode resultar em problemas como “corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”.
Alerta amarelo de baixa umidade
Há, por fim, alerta amarelo de baixa umidade. De acordo com o Inmet, o aviso ficará ativo das 11h às 19h de hoje. O fenômeno climático vai se espalhar por quatro regiões:
- Sudeste
São Paulo (regiões de Franca, Barretos e Ribeirão Preto) e Minas Gerais (parte do sul, Triângulo, centro-sul, oeste e norte).
Leia também: “Pantanal: Marina Silva e Lula culpavam Bolsonaro e Ricardo Salles por incêndios de 2020”
- Centro-Oeste
Distrito Federal, Goiás (com exceção ao extremo sul) e Mato Grosso (metade leste).
- Norte
Pará (sudeste) e Tocantins (com exceção ao extremo norte).
- Nordeste
Maranhão (sul), Piauí (extremo sul) e Bahia (oeste e parte do sul).
“Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%”, informa o Inmet. “Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.”
Leia também: “Mudanças climáticas — O alarde continua”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste