O ParkShopping Canoas, localizado a aproximadamente 4 km da Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, foi selecionado para funcionar como terminal de passageiros para os voos da malha aérea emergencial.
A decisão foi tomada em conjunto pelas autoridades aeroportuárias, pela operadora do Aeroporto de Porto Alegre e pelas companhias aéreas. No shopping, os passageiros realizarão o check-in e passarão pelos procedimentos de segurança antes de se dirigirem à área de embarque, que será isolada do restante das instalações.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Todos esses processos ocorrerão no térreo. Posteriormente, os passageiros serão transportados por ônibus até a Base Aérea, trajeto que leva cerca de dez minutos.
Executivos do setor aéreo sugerem que, provavelmente, os passageiros precisarão carregar as próprias bagagens, inclusive as despachadas, até a porta da aeronave. Ali, os funcionários da Fraport, operadora do Aeroporto de Porto Alegre, as acomodarão no porão do avião.
Ainda faltam detalhes a serem definidos e anunciados sobre a operação, que é classificada como emergencial e sujeita a procedimentos atípicos, em comparação a outros terminais.
As instalações no shopping em Canoas
A Fraport será responsável por realizar adaptações no local e instalar os equipamentos necessários para o check-in, como balcões de atendimento e balanças para pesagem de bagagens.
Equipamentos de segurança, como pórticos de detecção de metais e aparelhos de raios X, também serão instalados.
Leia também:
Ainda não foram divulgados detalhes sobre o horário de funcionamento da Base Aérea para os voos comerciais, nem informações sobre o funcionamento do shopping em horários que coincidam com voos fora do seu horário comercial, que é das 10h às 22h durante a semana e das 14h às 20h aos domingos e em feriados.
O ParkShopping Canoas confirmou que será utilizado como terminal, mas ainda não possui detalhes completos sobre a operação.