Ministério da Educação divulgou alterações após pedidos das universidades públicas e privadas, em consequência da pandemia
O Ministério da Educação (MEC) mudou as datas de inscrição para os principais programas de acesso às universidades para atender a um pedido das instituições de ensino superior públicas e privadas, segundo o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas Souza.
O edital que altera o prazo de inscrição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 16 a 19 de junho para 7 a 10 de julho deve ser publicado na quarta-feira. O Programa Universidade para Todos (Prouni), que teria as inscrições abertas de 23 a 26 de junho, passou para o dia 14 de julho. E o Financiamento Estudantil (Fies), que teria inscrições de 30 de junho a 3 de julho, passou para 21 a 24 de julho.
De acordo com o secretário, a mudança ocorre devido à suspensão de algumas atividades acadêmicas e administrativas nas universidades devido à pandemia.
Atendendo às solicitações da Associação Nacional de Dirigentes de Institutos Federais de Ensino Superior (Andifes), primeiro o MEC postergou o prazo para as instituições aderirem ao Sisu, que passou para 25 a 29 de maio para o dia 12 de junho.
“Se não tivéssemos prorrogado na data prevista, a gente só teria, no máximo, 40 mil vagas ofertadas. E essa prorrogação permitiu um acréscimo de pelo menos 20% no número de vagas.”, disse Souza. “Hoje são 51 mil vagas que serão ofertadas no Sisu justamente em função da prorrogação.”