O temporal que atinge o Rio de Janeiro desde a noite da quinta-feira 21 já provocou a morte de, ao menos, 7 pessoas, informou o Comitê de Chuvas, na manhã deste sábado, 23.
Importante centro turístico conhecido como “Cidade Imperial”, Petrópolis contabiliza a maioria dos óbitos. Em virtude de desabamento de um edifício de três andares, quatro pessoas morreram soterradas pela lama e pelos escombros.
Entre as vítimas, conforme as autoridades locais, estão um menino de nove anos, uma mulher de 24 e uma idosa — cuja idade ainda não foi confirmada.
As informações dos óbitos foram divulgadas pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Defesa Civil, Leandro Monteiro.
Ocorrências registradas sobre o temporal no RJ
Até o momento, as ocorrências registradas pelas autoridades na região afetada pelo temporal são:
- Arraial do Cabo: um homem (cuja idade não foi divulgada) morreu depois de ser atingido por um raio no Pontal do Atalaia;
- Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias: um homem morreu afogado depois que o caminhão que ele conduzia caiu em um rio local;
- Petrópolis: o corpo de bombeiros resgatou cinco pessoas com vida depois do desabamento de um prédio residencial no bairro Independência — quatro mortes foram confirmadas.
Já em Teresópolis, cidade serrana vizinha a Petrópolis, o Corpo de Bombeiros ainda busca por uma vítima que estaria sob os escombros de uma casa que não resistiu ao temporal, na Comunidade da Coreia. Os bombeiros conseguiram resgatar duas pessoas com vida — e uma morte foi confirmada na cidade.
Bombeiros militares especializados em salvamento em desastres e também cães farejadores do canil do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro foram deslocados para o local dos desastres a fim de auxiliarem nas buscas.
Ainda de acordo com o boletim publicado pelas autoridades estaduais, mais de 90 pessoas já foram resgatadas com vida pelos bombeiros. Elas haviam sido vítimas de deslizamentos, desabamentos, inundações e alagamentos provocados pelo temporal.
Frente fria e chuvas permanecem na Região
A população local deve sentir os impactos da frente fria em diversas regiões fluminenses. Isso porque a zona de instabilidade deve permanecer no local neste fim de semana. O município de Petrópolis foi o mais afetado pelo temporal; onde foram registrados 109 ocorrências e 75 deslizamentos. Em função da intensidade das chuvas, o município serrano entrou em estado de alerta.
+Leia mais notícias do Brasil em Oeste.
Para este sábado, 23, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuvas intensas na maior parte do Brasil — para a Região Sudeste, o alerte é de “Grande Perigo”.
As cidades de Petrópolis e Teresópolis têm importantes centros históricos que remontam à época do Brasil Império. Os nomes das cidades são uma homenagem ao imperadores D. Pedro II e Tereza Cristina, respectivamente.
Que o Brasil seja solidario .