Pelo menos oito pessoas morreram em decorrência de um soterramento de nove casas provocado pela chuva na zona leste de Manaus, Amazonas, na noite de domingo 12. De acordo com os bombeiros, quatro vítimas são crianças. Os corpos foram levados para o Instituto Médico-Legal da cidade.
Bombeiros, funcionários da prefeitura e voluntários passaram a madrugada fazendo buscas no local à procura de sobreviventes e de corpos. Na manhã de hoje, a corporação encerrou os trabalhados no bairro, com a confirmação de que não havia mais vítimas soterradas.
O desmoronamento atingiu casas que ficavam na parte de baixo de um barranco. De acordo com a prefeitura, o acumulado de chuva foi de quase 100 milímetros nas últimas horas na região em que houve o soterramento.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura divulgou nota dizendo que as chuvas intensas e concentradas tornam as encostas de Manaus suscetíveis a deslizamentos. O aumento repentino no volume de água recebido pelo solo íngreme provoca o encharcamento do talude e a consequência são os deslizamentos de terra.
A Prefeitura de Manaus ativou o comitê de gestão de crise por causa das fortes chuvas na cidade no fim de semana. “Segundo relato dos moradores, não houve ocorrência na parte da tarde. A informação é que o acúmulo de lixo, com o grande volume de água, acabou causando essa tragédia”, afirmou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). Ainda segundo a prefeitura, a região onde ocorreu o desmoronamento é de alto risco e há mais 62 áreas nessa mesma situação na capital.
Manaus precisa de um Tarcisio para resolver de uma vez por todas os problemas de ocupação irregular.
A impressa velha não vai falar que é culpa do Bolsonaro desta vez???
Infelizmente, tudo do mesmo: Construções Irregulares sem fiscalização (para inibir obras perigosas, mas não para cobrar IPTU), Falta de Sirenes, de coleta de lixo, de saneamento básico. Antigamente Manaus sofria com inundações, mas agora sofre deslizamentos não tendo quase nenhum morro.