A cidade de São Paulo aplica neste sábado, 9, a dose adicional da vacina contra a covid-19 em profissionais de saúde com mais de 18 anos e cidadãos acima de 60 anos. Para receberem a dose de reforço, os trabalhadores e os idosos devem ter completado o ciclo vacinal — ou seja, recebido as duas doses, ou dose única, há pelo menos seis meses.
De acordo com a prefeitura, são considerados profissionais de saúde todas as pessoas que atuam no setor — seja na linha de frente, como médicos e enfermeiros, seja no grupo de apoio, como nutricionistas e faxineiros. Aqueles que têm formação comprovada na área, como os veterinários, também fazem parte da categoria.
Leia também: “Brasil deve ter mais de 350 milhões de doses contra covid-19 em 2022, afirma Queiroga”
A dose de reforço ainda estará disponível para as pessoas imunodeprimidas com mais de 18 anos que tenham tomado a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única) há pelo menos 28 dias. Indígenas aldeados com mais de 18 anos, que tomaram a última dose do esquema vacinal há pelo menos seis meses, também poderão tomar a dose de reforço.
Neste sábado, estarão abertas as 82 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas. Os estabelecimentos funcionarão das 7 horas às 19 horas. Os megapostos, por sua vez, ficarão abertos das 8 horas às 17 horas.
Os cidadãos conseguem acompanhar a situação de espera nos postos pelo aplicativo Filômetro.
Leia mais: “Doria: ‘SP adquirirá, produzirá e imunizará com vacina do Butantan’”