O governo de São Paulo inicia, em 14 de fevereiro, a primeira reunião do Programa de Parcerias em Investimentos (PPI). Na pauta do encontro, um dos temas será a discussão da viabilidade de mudar a sede para a região central da capital paulista.
A informação foi confirmada pelo governo a Oeste. Na ocasião, será feita “a apreciação de proposta de início dos estudos de viabilidade de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a mudança”, explicou o Executivo estadual.
O governador Tarcísio de Freitas quer firmar uma PPP para dar seguimento ao projeto. O orçamento será definido com a conclusão dos estudos, mas, independentemente do valor, a intenção é viabilizá-lo a partir de parcerias com a iniciativa privada. Equipes técnicas do governo e também de universidades definirão o modelo.
A mudança da sede do governo pode englobar também secretarias e envolver cerca de 18 mil funcionários. Atualmente, o contingente está espalhado por 62 prédios, mas para isso será preciso construir uma espécie de polo administrativo na região central.
O projeto agora prevê que toda a estrutura pública se organize ao redor do Palácio dos Campos Elíseos, na Avenida Rio Branco, onde hoje funciona o Museu das Favelas e, no futuro, poderia servir como gabinete do governador. Uma das possibilidades de PPP seria, por exemplo, liberar repartições desocupadas para projetos habitacionais.
Boa parte da administração estadual já está nos antigos prédios sede do Itaú.. cidade I e Cidade II na rua Boa Vista ….que vão ter todo aquele calçadões…refeitos e retirada DEFINITIVA da cidade de SAMPA das calçadas “mata véio” feitas das hediondas mosaicos portugueses…bonitinha mas safado.. pois vivem dando manutenção depois de matar ou aleijar vários véios.
Foram quer serviam de armas pra os BlackBlock do PT…os mesmos que invadiram o stf, congresso e planalto
CPI das manifestações JÁ
Campos Elíseos também é uma excelente ideia …mas é próxima do cine Marrocos também
E o antigo Cinema poderia ser um anfiteatro
Tarcísio…achei a área ideal… o prédio do antigo cine MARROCOS…o Prédio do antigo MAPPIN..e tem outros prédios históricos na região invadidos ou degenerados..como na Xavier de Toledo que podem ser pequenas sedes de secretarias ..tem um prédio enorme do lado da estação Anhangabaú também…toda essa região era excelente em 1980 e hoje está entregue as próprias sorte cheias de noias vagabundos com seus barzinhos infectos e com som nas calçadas altíssimos
O nosso governador é um visionário e muito bem sucedido. Moro no interior do estado mas concordo plenamente com esse projeto. Irá revitalizar o centro caótico da capital ocupando prédios deteriorados e centralizando a administração. Ótima idéia.
SESSENTA E DUAS locações para a máquina administrativa. Imaginem o custo de alugueres (certamente muitos são locados), e de manutenção de prédios que possivelmente não foram originalmente adequados para o que abrigam. SAMPA (e o restante do estado) terá muito a ganhar com o projeto em discussão! Além da revitalização fantástica que o centro da cidade experimentará!
O Centro de São Paulo faz por merecer uma revitalização. Temos em Curitiba um exemplo de como a unificação de serviços públicos pode contribuir para uma melhor eficiência e eficácia dos serviços públicos mesmo com os avanços dos serviços on-line. No bairro Centro Cívico a poucos metros de um serviço a outro encontramos a Prefeitura, Palácio do Governo Estadual, Tribunal de Justiça, Tribunal do Júri, Tribunal de Contas do Estado, Fórum Cível e não muito distante a Junta Comercial e a Receita Federal.
Boa idéia, o centro de São Paulo precisa, como antigamente de trabalhadores, estudantes e não de traficantes e consequentemnte drogados, receptadores de produtos roubados…..e para isso um policiamento ostensivo.
Ótima medida
Só aguardo as críticas dos meus colegas arquitetos, que na maioria apoiam governos de esquerda, por não terem implantado tal medida antes.
Dessa vez não é uma boa ideia. Eu geralmente concordo com as ideias e medidas do Rodrigo de Freitas em quem votei e pretendo voltar a votar, mas também não é preciso concordar com tudo. É bem melhor a prefeitura de São Paulo ficar onde está e deixar o centro velho com cada vez menos coisas realmente e atualmente centrais. Quanto mais coisas atualmente centrais houver lá, mais degradado e não menos, por que justamente é onde tem mais gente que atrai mais mendigos e inclusive mais sedes das próprias ONGs mesmo, ou de grupos de caridade mais tradicionais também.
auto-correção: Tarcísio de Freitas (Acho que eu fiz uma relação de ideia, Tarcísio Meira-Capitão Rodrigo….).
Imaginem : A administração de SP espalhada por mais de 60 locais diferentes?
Está na hora deste estado “nação” reunir tudo isto num lugar só.
Desocupar esse tal museu das favelas? Vai começar a narrativa (mentiras do PT). Parece que estou vendo o Boulos dizendo que Tarcísio é inimigo dos favelados