STF tem parceria com grupos de esquerda para combater a desinformação

O programa foi criado pelo ministro Luiz Fux no ano passado
-Publicidade-
O STF quer 'coibir apologia ao ódio nacional'
O STF quer 'coibir apologia ao ódio nacional' | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou parcerias para combater a “desinformação”. Na lista de entidades selecionadas pela Corte estão organizações radicais de esquerda. A informação foi publicada pelo jornal Gazeta do Povo, no sábado 17.

O programa foi criado em 2021 pelo ministro Luiz Fux e prevê “coibir apologia ao ódio nacional, racial ou religioso que constitua incitação à discriminação, à hostilidade, ao crime ou à violência”.

Uma das entidades parceiras é a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), que surgiu em 2020, como um projeto de pós-doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na sua página, o grupo cita que tem “uma atuação voltada para a informação de qualidade”, com “princípios éticos voltados para o bem da coletividade brasileira.”

-Publicidade-

Dentre os membros da rede, estão grupos com uma clara pauta ideológica à esquerda. A lista de organizações afiliadas inclui o Sleeping Giants, que tem um longo histórico de perseguição a grupos conservadores e de intimidação de patrocinadores, e o Brasil de Fato Pernambuco — que apoia declaradamente as pautas da esquerda radical.

A editora do Brasil de Fato Pernambuco, Monyse Ravenna, é ligada ao MST e até escreveu um livro sobre a versão infantil do movimento. O Instituto Vero, outro membro da rede, tem o youtuber e militante de esquerda Felipe Neto como cofundador.

Ainda assim, o STF considerou a RNCD confiável o bastante para estabelecer uma parceria. A rede foi coorganizadora, ao lado do STF, de um seminário virtual sobre a desinformação em julho deste ano.

Mais recentemente, a Corte lançou cinco vídeos em parceria com a RNCD. As publicações não passam de 500 visualizações no canal do STF no YouTube. Nos vídeos, há a participação Ivone Rocha, uma das gestoras de uma entidade chamada Devir Educom, que integra a RNCD.

Ivone não esconde suas preferências políticas em seus perfis nas redes sociais. “Impossível pensar que alguém, que raciocine direito, possa pensar em reeleger esse sujeito”, escreveu ela, em 9 de agosto deste ano. Ivone se referia a Jair Bolsonaro.

Em maio, Ivone defendeu o voto em Lula como a única opção viável contra Bolsonaro: “Para quê terceira via? Precisamos primeiro eliminar esse mal que assola o Brasil. Depois a gente segue cada um para o seu lado. O caminho está aí”, escreveu ela, ao compartilhar uma notícia de que o petista havia aparecido na capa da revista Time.

Em nota, a assessoria do STF assegurou que o programa é apartidário e não envolve nenhum tipo de discussão a respeito de correntes políticas. Ainda segundo a Corte, a RNCD “reúne uma série de entidades das mais diversas atuações”.

Leia também: “De olho no Supremo”, texto de Augusto Nunes publicado na edição 122 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

26 comentários Ver comentários

  1. O QUE OCORRE NO FACEBOOK É UMA AUTÊNTICA PRÁTICA DE LONGAS DITADURAS.

    OS ALERTAS QUE COLOCAM NOS RODAPÉS DAS POSTAGENS É ATALHO PARA INFORMAÇÕES DESVIRTUADAS.

    O ELEITOR NÃO VERÁ NO SITE DO TSE, QUEM NOMEOU OS MEMBROS DA CORTE E SUA MENTE SERÁ LEVADA PARA QUE ACREDITE QUE O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO É ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA NO MUNDO.

    O ALERTA SOBRE A PESTE VERMELHA NOS RODAPÉS DAS POSTAGENS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, POR EXEMPLO, NÃO REDIRECIONA PARA O ÓRGÃO DO GOVERNO FEDERAL, MAS PARA SECRETARIAS ESTADUAIS DE SAÚDE OU FONTES INTERNACIONAIS.

    O POVO BRASILEIRO QUER NÃO QUER A AÇÃO DO ANTICRISTO VERMELHO, QUE JÁ TENTOU NA DÉCADA DE 1960, PRECISA LEVAR EM CONTA DE VEZ QUE FOI MELHOR UM REGIME DE FARDA, DO ESTÁ SENDO UMA DITADURA DE TOGA, QUE FALA EM DEMOCRACIA, MAS É ORIUNDA DE APOIADORES DE DITADURAS QUASE CENTENÁRIAS, TERRORISTAS, GUERRILHEIROS, NARCOTRAFICANTES E CRIMINOSOS EM GERAL.

  2. O stf é “puxadinho” das esquerdas. Qualquer barata ou rato com etiqueta vermelha pode telefonar direto ou mandar zap para qq inselência. Já nós, pobres mortais, levamos anos para chegar na pgr ou equivalente…

  3. Não se pode esperar nada de bom de uma corte composta por militante qdo deveria ser juiz de carreira. Assim segue o Brasil até que a gente consiga eleger um senado com pessoas competentes e sem rabo preso pra poder dar um basta nisso.

  4. Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.

    Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.

    Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.

  5. Não entendi a matéria. Lógico que partido político de esquerda como o STF terá aliados de esquerda como esse monte de lixo, qual a novidade?

  6. Fux em um de seus discursos, disse que a agenda 2030 da ONU vai continuar, custe o que custar! Isso foi dito o ano passado. Por isso, esperar o que deste stf? É uma vergonha!

  7. Vocês da revista Oeste devem estar nessa lista negra do STF, bem como a gazeta do Povo, Brasil Paralelo, Brasil sem Medo, Pingos nos is .

      1. É óbvio que estão na lista negra… Pingo nos Is já está sendo censurado…

  8. Políticos de esquerda travestidos de ministros do STF fazem pareceria com grupos de esquerda que os colocaram lá para poder agir livramente.

  9. Em nota, a assessoria do STF assegurou que o programa é apartidário e não envolve nenhum tipo de discussão a respeito de correntes políticas. Ainda segundo a Corte, a RNCD “reúne uma série de entidades das mais diversas atuações”. O próprio STF já faz desinformação. Piada.

  10. Fux passou pela presidência do STF talvez como o pior dos presidentes, quando o país esperava o contrário justamente por ser juiz. Discuros longos e enfadonhos pra dizer o que o órgão não fez (respeitar a Constituição, por exemplo) e não dizer o que realmente fez (soltar ladrão, soltar bandido, etc.).

  11. Senhor ministro Luiz Fux, por favor!!
    O senhor quer enganar quem?!
    Vai ver que quem indicou essa coisa aí foi o próprio candidato do PT.
    Ou o senhor é ingênuo ou agiu com má fé! De duas, uma. É a velha história de pedir para a raposa cuidar do galinheiro. TENHA PACIÊNCIA!!!

  12. FUX É AQUELE QUE QUANDO ERA ESTUDANTE DE DIREITO COLAVA NAS PROVAS E FRAUDAVA AS NOTAS PARA APROVAÇÃO NO CURSO? ORA, ORA, CADÊ A CREDIBILIDADE DE UM PASSADO INATACÁVEL? HIPÓCRITA É O QUE É.

    1. A proposição é muito subjetiva.
      Os conceitos de qualidade da informação, ética, ódio, desinformação, incitação à discriminação, etc. , estão sujeitos à visão de um grupo não isento.
      Aliás, o grupo diz combater a desinformação é o mesmo que afirma que o Lulu foi inocentado.

  13. Ora, ora, senhores. Se eu não fosse um homem educado, diria que esses ministros do STF estão derrapando na maionese e viraramm florzinhas. Homens geléia. Onde já se viu um tribunal fazer parceria com esquerda? Os atuais ministros do STF envergonham o judiciário e a justiça do Brasil.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.