Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo se despedem do primeiro mês do ano com previsão de chuva, ventania e granizo para os primeiros dias de fevereiro. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os temporais já atingem estes três Estados da Região Sudeste a partir desta quarta-feira, 31. A chuva deve persistir até a sexta-feira 2.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A previsão também alerta a população para a incidência de raios. Em Minas Gerais, as áreas mais atingidas serão o sul, o oeste, a Zona da Mata e o Triângulo Mineiro; em São Paulo, o norte, o leste, o Alto Paranapanema e o Vale do Ribeira. A situação de alerta é a mesma para todo o Estado do Rio de Janeiro.
Pode haver alagamentos e quedas de energia
Leia também: “Previsão do tempo: 16 capitais têm dia nublado nesta quarta-feira”
De acordo com o Inmet, os volumes intensos de água devem ocorrer nos períodos da tarde e da noite, apresentando um curto intervalo de tempo. Os meteorologistas explicam que as instabilidades atmosféricas esperadas para os três Estados sugerem a formação de nuvens carregadas, o que permite a ocorrência de tempestades severas.
As autoridades alertam para a possibilidade de alagamentos, quedas de árvores e interrupções temporárias no fornecimento de energia.
Leia também: “Como se proteger de raios durante temporais?”
Apesar de o fenômeno El Niño já apresentar enfraquecimento, conforme as análises do Inmet, o segundo mês do ano ainda será marcado por chuva acima da média na maior parte do território nacional.
As temperaturas em fevereiro, mês do auge do verão, também devem ficar acima da média em praticamente todo o país.
Orientação para segurança em temporais
A Defesa Civil orienta que, durante os temporais, a população deve evitar deslocamentos, permanecer em locais seguros, não se abrigar sob árvores, evitar atravessar ruas alagadas e desconectar os equipamentos eletrônicos das tomadas.