As capitais do Sul e do Sudeste devem passar por esta quinta-feira, 14, ilesas de chuvas. É o que indica a previsão do tempo para o dia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Ou seja, a quinta-feira deverá ser de tempo firme em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. Isso se dará, a saber, no decorrer da manhã, da tarde e da noite.
Fora as metrópoles do Sul e do Sudeste, apenas duas capitais estaduais não devem registrar acumulados de água nesta manhã: Campo Grande e Boa Vista. A cidade de Roraima deve, aliás, marcar a maior temperatura do dia entre as metrópoles do país. De acordo com a previsão do tempo, a máxima local deve ser de 39°C.
Leia mais:
Conforme o Inmet, pancadas de chuva devem ocorrer na faixa matinal desta quinta-feira em todas as capitais nordestinas e em boa parte do Centro-Oeste e do Norte. Além disso, trovoadas devem ser registradas em Palmas e Teresina.
Previsão do tempo para a tarde e a noite
Para o período da tarde desta quinta-feira, o cenário da previsão do tempo vai sofrer poucas alterações, conforme mapa do Inmet. Em Campo Grande, por exemplo, pancadas de chuva isoladas devem ocorrer. Já as trovoadas devem ir além de Teresina e Palmas, atingindo outras dez capitais espalhadas pelo país:
- Brasília;
- Rio Branco;
- Porto Velho;
- Macapá;
- Belém;
- São Luís;
- Fortaleza;
- Natal;
- João Pessoa; e
- Maceió.
À noite, o tempo será firme em Campo Grande, Boa Vista e Salvador — além das já mencionadas capitais do Sul e do Sudeste. Conforme a previsão do tempo, vai deixar de trovejar em Palmas, Maceió e João Pessoa. O fenômeno, contudo, ainda se fará presente em nove metrópoles do país: Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Macapá, Manaus, Porto Velho e Rio Branco.
Leia também: “Temperaturas nada dizem”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste