As áreas de instabilidade associadas a atuação de um ciclone-bomba na altura da costa da Região Sul provocaram transtornos na região da Grande Porto Alegre na noite deste domingo, 1º.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados de chuva chegaram a 49,2 milímetros (mm) na estação meteorológica do Jardim Botânico. Já em Belém Novo, choveu 37,2 mm.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Com a chuva forte e volumosa, vários pontos de alagamento se formaram na região metropolitana. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram as inundações em diversos pontos da cidade.
As áreas de instabilidade associadas a atuação de um ciclone bomba na altura da costa da Região Sul provocaram alagamentos na região da Grande Porto Alegre na noite deste domingo, 1º. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram as inundações em diversos pontos da cidade. pic.twitter.com/xXBbtHn1SA
— Revista Oeste (@revistaoeste) December 2, 2024
Além de Porto Alegre, chuva se espalha por outras áreas da Região Sul
O Inmet emitiu aviso de perigo para temporais em áreas do norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná nesta segunda-feira, 2. Também há previsão de chuva intensa na região central do Espírito Santo, inclusive na capital, Vitória, e em áreas de Minas Gerais, como o Vale do Rio Doce, a Grande Belo Horizonte e o Triângulo Mineiro.
Leia também: “Dezembro começa com perigo de chuva forte em 8 Estados; confira a previsão do tempo completa para o Brasil”
Em todas essas localidades, a chuva pode acumular até 100 milímetros (mm) ao longo do dia. Além disso, há potencial para granizo, raios e fortes rajadas de vento, que podem variar de 60 km/h a 100 km/h. Os temporais podem causar transtornos, que incluem alagamentos, deslizamentos de terra e interrupção no fornecimento de energia elétrica.