O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas climáticos para tempestade, onda de calor, chuvas intensas e acumulado de água pelo Brasil nesta terça-feira, 23.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Foram emitidos dois tipos de alertas: o amarelo, que representa perigo em potencial; e o laranja, que representa perigo, conforme se vê no mapa abaixo.
Para a Região Sul, a previsão é de tempestade nos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e sul do Paraná. O alerta é válido até as 10h desta quarta-feira 24.
Leia também: “Previsão do tempo: SP passa a sofrer com onda de calor e baixa umidade”
De acordo com o instituto, haverá chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia. Também estão previstos ventos intensos que podem chegar até 60 km/h.
Também há alertas climáticos para queda de granizo
Além disso, há o alerta para queda de granizo na Região Sul. O órgão afirma que há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galho de árvores e de alagamentos.
Leia mais: “Previsão do tempo para maio é de chuva acima da média em parte do país”
Para o Sudeste e o Centro-Oeste, o alerta é para baixa umidade relativa do ar, que estará entre 20% e 30%. Os Estados atingidos serão Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás, além do norte e do noroeste de São Paulo.
A instrução do Inmet é para beber bastante líquido e evitar desgaste físico nas horas mais secas. Além do mais, deve-se evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Já para o leste da Bahia, incluindo a capital Salvador, haverá acumulado de chuva. Segundo o instituto, o volume da água estará entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia. Há baixo risco para alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios.
A Região Norte do país tem alerta para chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50mm/dia. Também há previsão de ventos intensos de 40 a 60 km/h. Alguns Estados do Nordeste também serão atingidos, como Maranhão, Piauí e Ceará.
O Inmet instrui para, em caso de rajadas de vento, não abrigar-se debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Leia também: “Pancadas de chuva versus clima seco; confira a previsão do tempo até 8 de maio”