Os temporais que atingiram o Estado do Rio de Janeiro nas últimas semanas impactaram 100 mil pessoas. O balanço da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos foi divulgado nesta quarta-feira, 24.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
De acordo com o governo, mais de 25 mil pessoas estão desalojadas e 1.052 desabrigadas. No Estado, 12 pessoas morreram e duas continuam desaparecidas por causa das enxurradas que as fortes chuvas provocaram.
A Secretaria de Desenvolvimento informou que já distribuiu mais de 29 mil refeições e 20 mil itens de primeira necessidade.
A Região Metropolitana do Rio de Janeiro é a mais afetada, mas há problemas em algumas cidades do interior.
Os municípios com desalojados e desabrigados do RJ são:
- Barra do Piraí;
- Belford Roxo;
- Duque de Caxias;
- Japeri;
- Mesquita;
- Miguel Pereira;
- Nilópolis;
- Nova Iguaçu;
- Paty do Alferes;
- Quatis;
- Queimados;
- Rio de Janeiro;
- São Gonçalo;
- São João de Meriti;
Região deve receber mais chuvas
O Estado do Rio de Janeiro deve receber mais chuvas nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, que manteve o alerta de risco de temporais.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, há risco moderado de deslizamento em municípios das Regiões Metropolitana do Rio, sul e leste fluminense e serrana.
Leia também: “Chuva causa transtornos no Rio de Janeiro”
A Defesa Civil do Estado informou que continua monitorando as precipitações em todo Estado e atua para prevenir e minimizar quaisquer danos.
Transtornos na capital
A capital fluminense sofreu transtornos entre o fim da manhã e a tarde desta terça-feira, 23, por causa de uma forte chuva.
A zona sul foi a área mais afetada pela chuva, mas bairros da zona norte, como Méier e Tijuca, também foram atingidos.
Com os temporais, a Avenida Niemeyer foi fechada preventivamente em ambos os sentidos, por causa de bolsões na via. A pista foi liberada por volta das 16h.
Leia também: “Por que jacarés aparecem em enchentes no Rio de Janeiro”
A cidade do Rio está no estágio 2 de atenção desde às 9h25 do último domingo, 21, por causa das condições climáticas.
O Rio de Janeiro registrava sete bolsões d’água que prejudicavam o trânsito até as 18h10 desta terça-feira. No início da tarde, o número chegou a 29. A Avenida Professor Bernardino Rocha, em Pavuna, recebeu alerta de risco de deslizamento. Um corrimão do Rio Maracanã caiu durante a chuva, na altura da Rua José Higino, na Tijuca, durante a tarde.