A forte cheia do Lago Guaíba resultou em alagamentos nos centros de treinamento (CT) de Grêmio e Internacional, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira, 3. Em decorrência disso, os jogos do Campeonato Brasileiro neste fim de semana das duas equipes foram adiados, levando a dupla Gre-Nal a conceder folga aos atletas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No CT Parque Gigante, do Internacional, os campos foram completamente inundados pelas águas. O clube tomou medidas de segurança, fechando o local nesta quinta-feira, 2, depois de um treinamento e proibiu o acesso da imprensa.
Os jogadores do Inter estão de folga e voltam aos treinos no sábado 4, visando o confronto contra o Real Tomayapo, na Bolívia, pela Copa Sul-Americana. É provável que os próximos treinamentos ocorram no Estádio Beira-Rio até a situação ser normalizada no CT.
Leia também: “Alexandre de Moraes anuncia medida para o Rio Grande do Sul”
O CT Luiz Carvalho, do Grêmio, também foi afetado pelas fortes chuvas na capital do Rio Grande do Sul. A água invadiu o complexo e inundou a Rua João Moreira Maciel, onde se localiza a entrada do centro de treinamento.
Os jogadores gremistas também foram liberados nesta sexta-feira. O clube não forneceu informações oficiais, mas há possibilidade de que o treino de sábado seja realizado em outro local. O Grêmio se prepara para o jogo contra o Huachipato, no Chile, pela Taça Libertadores, na quarta-feira 8.
Chuvas alagam diversas cidades do Rio Grande do Sul
As intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul desde o início da semana têm causado estragos no Estado. Até esta sexta-feira, foram registradas 37 mortes e 74 desaparecidos por causa dos temporais, deixando mais de 24 mil pessoas desabrigadas.
Cerca de 235 municípios gaúchos, de um total de 496, foram impactados pelas enchentes. Em Porto Alegre, as águas do Guaíba invadiram áreas como as ilhas, ruas do Centro Histórico e a estação rodoviária.
Leia mais: “Imagens mostram estragos causados pela chuva no Rio Grande do Sul”
O nível do Lago Guaíba ultrapassou o limite de inundação e se aproxima da marca histórica de 1941, quando atingiu 4,76 metros. A Defesa Civil emitiu um alerta de inundação extrema e recomenda que as pessoas evitem a região próxima ao Guaíba.