O Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, enfrentou longas filas na manhã desta sexta-feira, 29. Passageiros tentavam alternativas para remarcar passagens. Na tarde desta quinta-feira, 28, um forte temporal atingiu a capital paulista e causou o cancelamento de 72 voos. Por volta das 22h, as operações do aeroporto voltaram ao normal.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Apesar disso, o saguão permaneceu lotado. Muitos passageiros não conseguiram embarcar e relataram insatisfação com a falta de informações e com as filas extensas. O aeroporto encerra suas operações diariamente entre 23h e 6h.
Chegadas e partidas foram canceladas no aeroporto
No total, 35 chegadas e 37 partidas foram canceladas. A concessionária Aena, responsável pelo terminal, atribuiu os cancelamentos às condições meteorológicas e a ajustes nas malhas aéreas das companhias.
A situação também foi grave no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Durante a noite, dezenas de passageiros esperaram informações e tentaram remarcar seus voos.
Aeroporto de Congonhas ainda sofre reflexos do cancelamento e adiamento de voos provocados pelo temporal de quinta-feira. pic.twitter.com/PXqs5vpOyh
— Mílton Jung (@miltonjung) November 29, 2024
Temporal deixou São Paulo em estado de atenção para alagamentos
A chuva deixou São Paulo em estado de atenção para alagamentos entre 16h20 e 18h. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) confirmou a gravidade do cenário. O temporal provocou uma queda significativa de energia e afetou 85,3 mil imóveis às 17h. Cerca de 30 minutos depois, o número de imóveis sem luz subiu para 130 mil.
As equipes da Enel atuaram para restabelecer o serviço. Com os reparos, os cortes começaram a diminuir. Às 20h30, 100 mil imóveis ainda estavam sem energia. Na manhã desta sexta-feira, 27 mil permaneciam afetados.
Em nota, a Enel informou que as zonas oeste e sul foram as mais prejudicadas. A empresa mobilizou equipes extras para acelerar os reparos.
O Corpo de Bombeiros registrou 33 quedas de árvores, seis alagamentos e dois desmoronamentos na região metropolitana. Apesar das ocorrências, não houve vítimas.