publicidade
Brasil

Temporal com ventos causa destelhamentos e alagamentos em SC

Segundo a Defesa Civil, não houve desabrigados, bloqueios de ruas ou necessidade de abertura de abrigos públicos

As equipes resgate atenderam 15 famílias afetadas pelo temporal | Foto: Divulgação/Defesa Civil
As equipes resgate atenderam 15 famílias afetadas pelo temporal | Foto: Divulgação/Defesa Civil

Moradores de Lages, na Serra de Santa Catarina, enfrentaram fortes transtornos depois de um temporal atingir a cidade na tarde desta segunda-feira, 22. Em menos de meia hora, chuvas volumosas, acompanhadas de ventos fortes, causaram destelhamentos, quedas de árvores e diversos pontos de alagamento.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Receba nossas atualizações

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), rajadas de vento chegaram a 60 km/h. A Defesa Civil, por sua vez, informou que o pico registrado foi de 100 km/h. O órgão esclareceu que nem sempre as estações conseguem captar a intensidade máxima dos ventos durante tempestades localizadas de verão.

Impacto do temporal e resposta das autoridades

Imagens compartilhadas nas redes sociais revelaram o momento em que o vento arrancou o telhado de uma casa. No vídeo, também foram registradas faíscas provocadas pela tempestade. Segundo a Defesa Civil, não houve desabrigados, bloqueios de ruas ou necessidade de abertura de abrigos públicos.

As equipes atenderam 15 famílias afetadas por destelhamentos e forneceram mais de 140 metros quadrados de lona para proteção provisória. Os bairros mais atingidos foram Santo Antônio, Brusque, Centro, Santa Helena, Morro do Posto e Universitário.

No Centro, a Praça da Catedral teve a copa de uma árvore derrubada pelo vento, o que levou ao isolamento da área para a limpeza nesta terça-feira, 23. Há previsão de novas ocorrências nos próximos dias em Santa Catarina.

Previsão do tempo e novos alertas

Segundo a Defesa Civil, o Natal de 2025 no Estado deve ter temperaturas elevadas — pode chegar a 30°C, e máximas de até 35°C no Litoral. Há risco de temporais isolados durante a tarde desta quarta-feira, 24. O alerta inclui possibilidade de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e quedas de árvores.

Leia mais: “Rio Grande do Sul: as lembranças da tragédia e o medo de uma nova inundação”, reportagem de Rachel Díaz publicada na Edição 275 da Revista Oeste

O Inmet prevê volumes de chuva de até 100 mm e ventos que podem alcançar novamente 100 km/h. As precipitações devem ser isoladas, acompanhadas de raios e granizo em pontos específicos, com risco baixo para cortes de energia e queda de árvores.

Leia também:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade