O temporal que atingiu a cidade de São Paulo e a região metropolitana derrubou parte do muro do Cemitério do Araçá, localizado no bairro do Pacaembu. O incidente ocorreu na noite desta terça-feira, 13. A chuva também deixou as cidades de Cotia, Itapevi, Carapicuíba e Jandira com pontos de alagamentos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
O muro do cemitério caiu na Rua Monsenhor Alberto Pequeno. Por causa do desabamento, a via foi interditada pela Defesa Civil do Estado. Ninguém se feriu. Nas redes sociais, moradores das imediações disseram que é a terceira vez que o muro desaba.
Leia também: “Alerta: El Niño está em fase final”
A Cortel, concessionária que administra o cemitério, disse ao Metrópoles que o muro passou por uma reforma ainda em 2021. À época, a gestão estava sob a Prefeitura de São Paulo, que já enviou engenheiros para a avaliação da área.
#SP2 Muro da parte de trás do Cemitério do Araçá caiu pela 3a vez em 4 anos. Espero não tenha nenhuma vítima. Foi às 15:45 horas. pic.twitter.com/iIfxUbueqR
— Fernando Bastos (@nandobastos33) March 15, 2022
A capital paulista ainda tem quatro pontos de alagamentos intransitáveis. Um no Complexo Viário Arieta Calfat Khoury, um na pista da Marginal Tietê e dois na Avenida Cruzeiro do Sul.
Leia mais: “Saiba impactos do clima no início da safra 2023/24”
Na noite da terça-feira, a Defesa Civil decretou estado de alerta para três áreas da capital. O motivo é o risco de transbordamento de rios.
Temporal deixou quatro cidades com bairros alagados
As cidades de Itapevi, Cotia, Jandira e Carapicuíba amanheceram com bairros inteiros alagados. Em nota, a Prefeitura de Itapevi afirmou que trabalha há sete anos para resolver os “problemas crônicos de enchentes na cidade”. De acordo com o comunicado, já foram investidos mais de R$ 200 milhões para resolver o problema.
Leia mais: “O que vem depois do El Niño? Saiba o que os meteorologistas preveem para 2024”
Já a Prefeitura de Carapicuíba informou, também em nota, que houve pontos de alagamentos próximo ao Rio Cotia. “As equipes da Secretaria de Obras e Defesa Civil já estão nas ruas trabalhando”, informou. “É importante citar que choveu mais de 100 milímetros, bem acima do normal.”
Leia também: “O El Niño e a farsa das mudanças climáticas”
Enquanto isso, tem molusco e piranha no Egito… Trágico!