As fortes chuvas que caem sobre o Estado de São Paulo desde meados desta semana seguem provocando transtornos e mortes. Neste sábado, 20, uma mulher de 60 anos morreu depois de ser atingida por um raio. O caso ocorreu na Praia Grande, no litoral sul paulista.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Até as 21h deste sábado, o nome da vítima não havia sido divulgado pelas autoridades responsáveis pela ocorrência. Além dela, as descargas elétricas em decorrência da tempestade que atingiu a Praia Grande na tarde de hoje foram responsáveis por ferir outras sete pessoas.
De acordo com as informações, a idosa chegou a ser socorrida. Imagens que circulam em veículos de comunicação e nas redes sociais mostram salva-vidas realizando massagem cardíaca na mulher. Ela, no entanto, não resistiu e morreu antes de chegar à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da região.
Conforme a divisão do Corpo de Bombeiros na Praia Grande, a mulher estava na praia da Vila Caiçara. A corporação informa que chovia no momento da descarga elétrica.
????Queda de raio deixa quatro banhistas feridos em Praia Grande ==> https://t.co/EC0YzMD0fN pic.twitter.com/hJmiLaLdSY
— Jornal A Tribuna (@atribunasantos) January 20, 2024
Ainda segundo as autoridades locais, três das pessoas feridas por causa dos raios na Praia Grande foram encaminhadas para o Pronto-Socorro Central da cidade, onde seguem internadas, mas com o estado de saúde sendo considerado estável. As outras três receberam atendimento do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Por ora, não há mais informações sobre elas.
Além da Praia Grande: mortes em outras cidades de SP
Praia Grande não é o único município paulista a registrar morte em decorrência de condições climáticas adversas que atingem parte do Estado desde os últimos dias. Nesta sexta-feira, 19, mãe e filha morreram afogadas em Limeira, no interior de São Paulo. Elas acabaram ficando embaixo do carro ao tentarem impedir que o veículo fosse levado pela correnteza.
Na madrugada deste sábado, um carro foi arrastado pela correnteza que se formou em Sorocaba, também no interior paulista. Duas pessoas estavam no veículo, mas segundo a Defesa Civil de São Paulo, apenas uma conseguiu escapar; a outra, uma mulher, morreu. Por causa das fortes chuvas, a Prefeitura de Sorocaba decretou situação de calamidade pública.
O clima sempre foi assim, deixem de fazer misterio. A mudança esta na cabeça vazia dos defensores da tal mudança climatica. AS BOMBAS QUE A COREIA DO NORTE ESTA EXPLODINDO COM CERTEZA NAO ALTERAM NADA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
As praias são lugares muito perigosos em ocorrência de chuva. Um raio que caia na areia, mesmo sem atingir alguém diretamente, cria no entorno do ponto de impacto uma região de muito alto potencial elétrico, vitimando as pessoas próximas. Na aproximação de uma chuva, é recomendável sair da praia.
Seria uma “condição climática adversa” a ausência de fortes tempestades nesta época do ano. Sempre foi assim meu caro estagiário.