O terceiro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) transportando mais de 69 brasileiros repatriados de Israel pousou na manhã desta terça-feira, 13, às 6h07, na Base Aérea do Recife. Trata-se de um cargueiro KC-390.
De acordo com a FAB, desembarcaram cinco passageiros. A aeronave seguirá agora para a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com previsão de pouso por volta das 11h50.
Até o momento, 494 brasileiros já retornaram de Israel com o apoio do governo federal na operação Voltando em Paz, que atua na retirada de cidadãos da área de conflito em Israel.
Ainda segundo a FAB, outra aeronave já aterrissou em Roma nesta sexta-feira,13, para repatriar brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza. A aeronave VC-2 (Embraer 190) está pronta e aguardando autorização das autoridades egípcias para realizar o pouso no Aeroporto do Cairo.
+ ‘Devemos deter o Hamas’, diz presidente do Parlamento Europeu
A expectativa é que os brasileiros deixem a região pela fronteira de Rafah, no sul de Gaza, que se conecta com a Península do Sinai, no território egípcio.
Hamas e Israel em guerra
Na manhã do sábado 7, milhares de israelenses acordaram com o som dos mísseis disparados pelo Hamas. Casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais localizados no sul do país ficaram em chamas.
Em resposta ao ataque do Hamas, que deixou centenas de mortos, o governo de Israel declarou estado de guerra. A ofensiva começou por volta das 6h30, no Shabat (o “sábado” judaico).
+Liderança do Hamas revela que ataque a Israel foi planejado por dois anos
Os ataques ocorrem por meio da infiltração de palestinos em cidades israelenses e por meio do disparo de mísseis desde a Faixa de Gaza. De acordo com as Forças Armadas de Israel, os extremistas organizaram ataques por mar e ar, inclusive com o uso de parapentes.
Leia também: “A justificativa do governo Lula para não chamar Hamas de terrorista”