Os moradores de Sete Lagoas, no interior de Minas Gerais, relataram sentir tremores de terra, na madrugada desta terça-feira, 16.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
De acordo com os moradores, o primeiro tremor ocorreu por volta das 2h. Outros dois tremores foram sentidos mais tarde, por volta das 4h e das 8h40. Os abalos atingiram os bairros de Bernardo Valadares, Catarina, Progresso, Nova Cidade e Vale das Palmeiras, Boa Vista, Centro, Santa Rosa e Santo Antônio.
“Gente, estava acordada agora, às 2h30, e tremeu a casa toda”, escreveu uma internauta, no Twitter/X. “Parecia que algo passou por baixo e foi caminhando até sumir. Quem está tremendo agora sou eu.”
Centro de Sismologia confirma fenômeno
O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), que avalia tremores em todo o país, confirmou a existência de tremores na madrugada desta terça-feira. De acordo com a instituição, três tremores foram registrados.
Leia também: “Vídeo mostra como cão reage ao tremor de terra em SP”
O primeiro tremor registrou uma magnitude de 2.7 mR. Os outros registraram 2.4 mR e 2.3 mR. No último domingo, Sete Lagoas já havia registrado tremores de magnitude 2.3 mR, de acordo com o Centro de Sismologia.
Cidade possui histórico de tremores
Sete Lagoas chamou atenção dos centros de sismologia do país, depois de registrar abalos sequenciais em 2022. A cidade tem 240 mil habitantes e fica a 72 km de Belo Horizonte, capital mineira.
Leia mais: “Maceió registra novo abalo em área de mina da Braskem”
De acordo com uma pesquisa do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, um estudo concluiu que os fenômenos são de causa natural e estão ligados a falhas geológicas existentes embaixo da cidade.